O retrocesso da política viária de São Paulo

Paulo Vieira

Tag: , , , , , , , , , ,

EM MENOS DE UM ANO DE jestão, jestor conseguiu adicionar zero metro à malha cicloviária paulistana. O número poderia ser negativo se considerado o esforço nulo de manutenção dos 400K instalados pelo prefeito anterior.

Assim, jestor ajudou a piorar a mobilidade na cidade que administra e, destarte, a qualidade do ar. Segundo dados normalmente aceitos, carros são responsáveis por 90% da poluição atmosférica da cidade.

Um estudo divulgado este ano pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) mostrou também que os automóveis particulares contribuem com 30% dos deslocamentos pela pauliceia, mas produzem 72,6% dos gases de efeito estufa.

Parece-me razão mais do que suficiente para inibir o uso do automóvel, mas aqui prefere-se poluir mais.

Jestor recentemente sancionou a lei 16 738/2017, que altera lei do ano passado que dispõe sobre as condições de implantação de ciclovias. O principal ponto da nova lei é a necessidade de realização de estudos de demanda que justifiquem a presença da ciclovia.

QUEM PEDALA É MAIS FELIZ, DIZ PESQUISA

A BIKE COMO TERAPIA

PAULO SALDIVA: A CIDADE ESTÁ OBESA

LARANJA X VERMELHA: TESTAMOS OS SISTEMAS DE BIKE COMPARTILHADA

TEU CARRO: TRÊS CIGARROS POR DIA PARA OS NOSSOS PULMÕES

Difícil imaginar que um lugar carente de ciclovia que hoje tem trânsito pesado possui ciclistas suicidas em bom número para mostrar que há demanda para a bicicleta.

Seria tautológico se não fosse trágico: quantos atropelamentos e mortes seriam necessários para justificar a demanda?

O pessoal do site Vadebike.org deu o nome certo a esse descalabro legal: lei anticiclovia.

********************

Enquanto isso, as cerca de 300 estações de compartilhamento de bicicletas mantidas pelo banco Itaú estão quase completamente desativadas, à espera da definição do novo fornecedor do serviço.

Quem usava o sistema e assim ajudava a poupar os pulmões dos paulistanos agora só pode se fiar nas modestíssimas 16 estações do sistema vermelho, do Bradesco.

Parabéns aos envolvidos.

 

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Um Comentários

  1. Avatar
    walter tabax

    seria gestor, se fosse. Mas como não é nem um nem outro, pode manter o jestor. Tem mais jesto que gesto.

    Responder

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.