SABER QUANTO SE DEVE CORRER ao longo de uma semana, um dia, um mês é uma questão importante para muitos corredores, sejam eles experientes ou não.
O tema, portanto, é relevante, fulcral mesmo para muita gente, mas ao mesmo tempo trata-se de uma questão ociosa, posto que não há como dar uma resposta decente a essa pergunta.
Se o sujeito é contaminado pelo fetiche e pretende correr uma maratona, o cânone de treinamento de corrida dir-lhe-á que será de bom tom rodar cerca de 50K por semana, mas a exigência pode ser 50% maior do que isso a cerca de um mês do Dia M.
Mas esse é o cânone, que, diga-se não tão de passagem, foi desrespeitado lindamente pelo editor deste pasquim nas nove maratonas por ele (por mim!) corridas.
(Está chegando agora? Bem-vindo! Saiba como foram essas minhas nove maras)
SEGUNDA MARATONA, SP: VOO BAIXO
TERCEIRA MARA, NOVA ZELÂNDIA: A PRIMEIRA “QUEBRA”
QUARTA, RIO: MAS PODE CHAMAR DE SENEGAL
QUINTA MARA, UPHILL: A MALDITA CONCORDÂNCIA
SEXTA, UBERLÂNDIA: O MAIOR ANFITRIÃO
SÉTIMA, UPHILL: E NADA DE APRENDEREM PORTUGUÊS
OITAVA MARATONA, SP: A MARA DA “FARTURA” – “FARTOU” TUDO
NONA MARA, SP: FETICHE NUNCA É DEMAIS
Mas não vim aqui para fugir da raia. Para ajudar a deslindar a questão, que a mim também me persegue, gostaria de colocar um pouco de Platão na jogada.
O filósofo grego, como se sabe, considerava que para o caboclo alcançar a perfeição moral ele precisava ter as quatro virtudes cardeais. A saber: sabedoria, coragem, temperança e justiça.
O que nos cabe aqui é a temperança, que o Vocabulário Técnico e Crítico da Filosofia de André Lalande estabelece como “moderação dos desejos”.
Sim, é disso que se trata: assim como se deve moderar o consumo de alimentos – como digamos chocolate, café, macarrão e frutos do mar (neste caso por razões fiduciárias) –, é preciso não ir com tanta sede ao cascalho.
Alternar a corrida com outras atividades físicas, especialmente aquelas que mobilizam grupos musculares desprezados pelo cascalho, é uma receita bastante adequada para uma vida mais saudável.
Sim, correr é muito bom, mas com temperança melhor ainda.
Venho alternando o cascalho com ioga, treinamento funcional e agora com um pouco de natação – notadamente depois de reativar minha ligação com a piscina olímpica do Pacaembu.
Mesmo assim, posso dizer que minha média semanal segue bastante razoável, um cascalho a cada 2 dias, 2,5 às vezes, de 13 a 15K.
Com tudo isso, devo dizer que meu fetiche por maratona segue vivo, mas acho que agora estou melhor condicionado.
E vosmicê?