Quer correr (e viver) melhor? Então vá para a cama mais cedo

Paulo Vieira

Tag: , , , , , , , , ,

NUNO COBRA JÚNIOR já passou por estes pixels algumas vezes. Em outubro do ano passado, o “consultor em vida com qualidade e treinamento integral”, como se define, foi apresentado da seguinte forma:

“Nuno Cobra Jr., um dos filhos do educador físico Nuno Cobra, famoso por ser o preceptor de Ayrton Senna, segue os preceitos desenvolvidos algo intuitivamente pelo pai.

A troca de guarda geracional flexibilizou e atualizou o “método”, como pai e filho chamam o corpo teórico e prático que desenvolveram.

O filho acredita no que chama de “fortalecimento natural”,  que gera definição e qualidade muscular, mas não volume. O contrário, portanto, da hipertrofia causada e advogada pela musculação convencional.”

Antes de declinar o link para que você possa ver com seus próprios olhos que a terra há de deglutir essa postagem, a autocola final:

“Se posso sintetizar com muita ligeireza seu livro O músculo da alma (Ed. Voo), em que expõe o ‘método’, diria que Cobra Jr. parte da ideia de que a maioria das pessoas busca em saúde resultados rápidos e estéticos mas, com isso, obtém algo que não tem nada de saudável.

O link é o primeiro, mas socorra-se você mesmo de todos os outros:

 O FORTALECIMENTO TOTAL DE NUNO COBRA JÚNIOR

ATIVIDADE FÍSICA COMO AUMENTO DE PRODUTIVIDADE, POR COBRA JÚNIOR

NUNO COBRA SÊNIOR FALA À PODER E AO JQC

CORRER É MAIS FÁCIL DO QUE PARECE

SEXO ANTES DO DIA M: PRÓS E CONTRAS

Pois bem. Sexta passada, no delicioso vegetariano orgânico Maha Mantra, restaurante paulistano na divisa de Pinheiros com Vila Madalena que frequento há uma data, encontrei o Nuno.

Ali mesmo, acertei uma colaboração com o gajo. A primeira, recolhida de seu instagram, abre garbosamente mais esta semana solar.

Evoé.

******************

A COISA É SÉRIA. A NOSSA sociedade sofre um processo de adoecimento coletivo acelerado.

As pessoas acham normal ficar ao celular e outros afazeres e assim deixar para dormir tarde.

Dispor de poucas horas e pouca qualidade de sono como um hábito tem impacto brutal na saúde e produtividade.

Muita atividade e pouco repouso é o principal fator do aumento de todas as doenças no mundo.

Um sono reparador é o elemento mais importante em sua saúde e, no entanto, ninguém dá bola para esse pilar essencial.

Da lista de prioridades que todos deveriam ter, a atividade física é o segundo, a alimentação aparece em terceiro lugar, completando a “Santíssima Trindade” da saúde e vitalidade.

Pesquisadores da Universidade de Cambridge registraram na Europa cerca de 676 mil mortes anuais por inatividade e 337 mil por conta de excesso de peso.

O sono é caso à parte, uma vez que exerce influência sobre praticamente tudo. Sua privação ou sua má qualidade é um dos principais fatores do aumento de peso e leva à indisposição para se exercitar.

Depressão, alteração na taxa de glicose, queda do sistema imunológico: pense em um desequilíbrio e lá vai estar a privação ou a má qualidade do sono agindo como um dos principais fatores.

O descanso é o equilíbrio natural entre expansão e recolhimento, entre o desgaste causado pelo esforço e o tempo necessário para compensar esse desgaste.

Toda a natureza se organiza através de um equilíbrio entre tensão e relaxamento, entre movimento e repouso.

Estar atento ao que o corpo pede e domar a mente acelerada e frenética traz vitalidade e equilíbrio.

O nosso corpo se adapta a tudo, mas adaptar-se a um regime de muita atividade e pouco repouso e lazer tem custo alto. Que é cobrado em saúde física, mental e espiritual.

Sendo assim, em 2019, faça diferente: durma mais!

/ 980 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.