A PAULISTANA RENATA VENERI, 40 anos, editora-executiva do Café com Jornal, da Band, não tem o horário de trabalho que o jornalismo dos tempos da disrupção está acostumado. Ela tem agenda inflexível, obrigada a cumprir longas horas por dia não exatamente num café com wi-fi de uma livraria na Vila Madalena.
É que no dia seguinte, às 7h30 da matina, vai para o ar mais um telejornal que dura o tempo de um jogo de futebol – pense o NODI que ela tem de deixar redondo pra rapaziada da infantaria.
Mesmo assim, Renata tem uma rotina endorfínica absurda. Se o ditado mais pernicioso já escrito em português, aquele que fala que Deus dá o frio conforme o cobertor, aplica-se a alguém, aplica-se a ela: duas pessoas muito próximas dela são obcecadas por forma física.
Uma é sua parceira no programa Band News em Forma, da rádio Band News, que Renata também apresenta, a treinadora Camila Hirsch, dona da assessoria esportiva Personal Life.
Camila é uma difusora do treinamento funcional no Brasil – quem já fez uma série interminável de agachamentos e rotinas em escadarias sabe do que se trata.
EM FORMA COM CAMILA HIRSCH
MARATONA, A CRETINICE FISIOLÓGICA, POR IBERÊ DIAS
RODRIGO HIDALGO, O MARATONISTA INVESTIGATIVO DA BAND
O INVESTIGADOR
CORRIDA COM ABRAMOVIC
A CORIDA QUE SALVOU A VILA MADALENA
A CASA CAIU, E AGORA?
O outro é seu marido/companheiro, o juiz voador Iberê Dias, provavelmente o homem que mais entende de corrida e seus impactos para a forma física no trópico. Louco por performance, ele não vai ao cascalho para conversar com os amiguinhos, como aliás eu ando fazendo – pausa para o comercial: curta nossos selfies no Instagram: procure lá por corrajornalista.
Mas Renata não é uma estranha na manta. Faz atividade física regularmente desde a adolescência, com algumas paradas para ter a filha e, mais tarde, cuidar de uma discopatia na coluna.
Passou pela ginástica olímpica, equitação, musculação, boxe, corrida, spinning – pedalar, mas na academia, é o que mais gosta.
Parece, contudo, não ter tido tempo para o truco na avenida Paulista na época da faculdade.

É que Renata é precoce. Teve filha aos 15 anos – que hoje é atriz e viaja pelo Pacífico –, começou a trabalhar já no primeiro ano da faculdade de jornalismo e, no que iria se tornar um imperativo anos depois, escreveu-fotografou-filmou-editou, tudo ao mesmo tempo, já em 2000-2001, na bolha da Internet, primeiro no IG, depois no Terra e também no UOL.
Mais tarde, coordenou criação e produção da BandNews FM e foi diretora-geral da Bradesco Esportes FM, também na Band.
Em 2016 completa dez anos ininterruptos de Jardim Guedala, mas isso não a impediu de se reencontrar com a corrida e com seus horários exigentes.
Fez recentemente um 10K pela Marginal Pinheiros e cravou seu personal best, 54:51 – Iberê teve de esperá-la por uns 18 minutos na linha de chegada. Menos mal que ainda não fazia essa friaca dos diabos.
E pensar que ela quase pegou bode da corrida quando treinou com seu ex-companheiro de Band News em Forma, o treinador Marcos Paulo Reis, da assessoria MPR, a quem tem na conta de irmão e o cara que “a apresentou a esse mundo”. “A pegada era muito pancadaria para o meu gosto.”