Roteiros de corrida por Sampa sem febre amarela

Paulo Vieira

Tag: , , , , , , , ,

ESTÁ PREOCUPADO COM A FEBRE AMARELA mas não quer perder a oportunidade do primeiro feriadão em São Paulo para fazer bonito no cascalho? Está falando com o www certo.

Em mais um momento de altruísmo completamente desinteressado, com o perdão da redundância, este pasquim lista alguns roteiros de corrida pela Pauliceia. A maior parte é pelo Centro e pela Zona Oeste, com Piko do Jaraguá incluído.

São áreas supostamente livres do mosquito TRF4, digo, aedes.

Eu disse supostamente, por isso se quiser usar um repelente, help yourself.

Este post recicla conteúdo de posts adrede publicados, acho que você não sai perdendo.

Bora lá.

15K  A 20K POR ALTO DE PINHEIROS, BOAÇAVA, VILLA-LOBOS, ENFARTADOS E USP

Saída: Vila Ida na Alberto Seabra x Nazaré Paulista (ali muda de nome, mas vai na fé), na padaria com uma enorme imagem de Nossa Senhora de Fátima, que tem pão na chapa barato mas não café expresso. (Nem toda a gentrificação do mundo é capaz de tirar os pioneiros de suas terras).

Rua Dr. Alberto Seabra, atravesse o cruzamento da São Gualter com Diógenes com cuidado e siga pela Alberto Seabra, Alberto Faria, Orobó, Antônio de Gouveia Giudice, Berlioz, Pedralva, Padre Pereira de Andrade, Angelim, Av. Bagiru (trecho em subida, bom pra treinar), dos Escultores, Pç. Barão Pinto Lima (ou do Boaçava, é bem bonita, pode dar mais uns giros nela à gosto), Pç. Amundsen (olha o naipe da região: uma praça atrás da outra), Parque Villa-Lobos (eu costumo usar a trilha externa, 4K; se usar a trilha de asfalto, que é das bikes no fim de semana, são 3,5K), Av. Arruda Botelho (saia pelo portão 4), Silva Prado, Orobó, Pça. Norma Arruda, Pça Conde de Barcelos (ou dos Enfartados, ela tem uma trilha de cascalho de 600 metros; sugiro 3 a 4 voltas por ali), Bennet, Capepuxis, Itapicura, Ponte da USP, entrada na USP pelo portão exclusivo de pedestres, logo após atravessar o rio. Se for num fim de tarde de sábado, paraíso na Terrra: a USP é só sua.

LAPA – PIKO DO JARAGUÁ SEM HIGHWAYS (17K)

Saída: padaria Natalina, a melhor padaria old school de São Paulo (e, por extensão, do Brasil).

O Piko em momento magenta/Foto: Corretor Carvalho/Panoramio/Wiki
O Piko em momento magenta/Foto: Corretor Carvalho/Panoramio/Wiki

Rua Sepetiba, Álvaro Martins, Tiburtino (maravilha de nome), Camilo, Francisco Alves, Tito, Barra do Chapéu (e esse então?), Coriolano, Nossa Senhora da Lapa, Tomé de Souza, Av. Mercedes, Diogo Ortiz, Pç. Ângelo Rivetti, João Tibiriçá, escadaria sobre a CPTM (antes um pouquinho da estação Domingos de Moraes), Fortunato Ferraz (onde está o BAR DO GAGO/RODOVIÁRIA CLANDESTINA), Botocudos, alça da Anhanguera, ponte sobre o Tietê, passarela, Inácio Luís da Costa, Joaquim Antônio Azevedo, Dr. Odon Carlos de Figueiredo Ferraz, Almiro Bernardo, Eng. Giuseppe Miglioretti, Av. do Anastácio (toda vida, dá quase 3K), Av. Mutinga (cruze no farol de pedestre defronte ao Carrefour), Piritubão, Av. Agenor Couto de Magalhães, ponte sobre a Bandeirantes, Gal. Alexandre Lima, Maria José Vasconcelos Mankel (descida cabulosa, se voltar correndo por ali é casca, quebra mesmo), Av. José Alves de Mira, passagem sob a Bandeirantes, Com. José de Mattos, aldeia guarani Tekoá Piau, entrada do Piko (4,5K de subida até o topo, onde ficam as antenas).

Este roteiro ensejou um vídeo da JQC Ltda. nas priscas eras. Segura.

LAPA – CENTRÃO (10-12K)

Na segunda parte dese roteiro, caso o Minhocão esteja fechado, procure localizar as passagens citadas na Lira Paulistana, de Mário de Andrade.

PARTIDA – MERCADO DA LAPA (bom para comprar o bacalhau de domingo, mas difícil achar algo para beliscar ali)

Rua John Harrison

Toca da Onça (é a passagem subterrânea sob a linha férrea. Foi recentemente reformada)

Rua William Speers

Rua do Curtume (opção: tomar a passarela sobre a linha e voltar para a Vila Romana)

Rua Batalha do Pirajá (que nome, senhores)

Rua Emílio Goeldi

Av. Ermano Marchetti

Av. Santa Marina

Passagem em nível pela linha férrea

Passarela sobre outra linha férrea

Rua Carlos Vicari

Av. Francisco Matarazzo (é muito movimentada em dias úteis; prefira aos domingos ou em horários alternativos)

Av. Auro Soares de Moura Andrade (bônus: Memorial da América Latina)

Rua Dr. Alfredo de Castro

Rua Tagipuru

Rua Marta

Minhocão (nos horários em que está aberto para os corredores: 21h30/6h e das 15h de sábado às 6h de segunda).

Rua da Consolação

Av. Ipiranga

FINAL: IPIRANGA X SÃO JOÃO

Caso o Minhocão esteja fechado:

Largo Padre Péricles

Rua do Lavradio

Rua Margarida

Rua Lopes Chaves

Rua Dr. Sérgio Meira

Rua Conselheiro Brotero

Rua Capistrano de Abreu

Rua Conselheiro Nébias

Al. Ribeiro da Silva

Al. Barão de Limeira

Av. São João

FINAL: IPIRANGA X SÃO JOÃO

 

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.