TPC – Tensão Pós-Corrida

JQC

Tag: , , , , , , , , , ,

Foi lindo. Corri, andei, corri, liberei muitos hormônios da felicidade,  caminhei um bocado depois, me presenteei com um docinho… E, quando o corpo começou a esfriar, entrei na chamada “Tensão Pós-Corrida”. Uma leseira, cansaço, soninho… Parecia que eu ia gripar, mas, ao mesmo tempo, estava com muita preguiça até para isso. Conforme as horas foram passando depois da prova, a sensação era de desligamento do corpo, com exceção de alguns sinais vermelhos…

Primeiro, parecia que eu tinha feito umas duzentas abdominais, a parte inferior na lateral do meu abdômen começou a doer cada vez mais. Fiquei feliz, afinal, a médica havia me recomendado malhar justamente essa região para não sobrecarregar as costas, que, diga-se de passagem, não doeram em nenhum momento. O joelho, outro foco de preocupação, passou pelo pós-corrida ileso. Ponto para a musculação focada na parte interna da minha coxa, que a fortaleceu e aliviou a pressão nas juntas da perna. Sério, nessa semana pude ver o quanto os treinos na academia são importantes ao sentir, durante e após a corrida, as áreas mais expostas, como a batata da perna, que, contrariando a minha previsão, não sofreu com nenhuma cãibra  (obrigada, bananas!).

Segui algumas das dicas que coloquei no post sobre dor muscular – como ingerir bastante gengibre e chá -, e um dia após a corrida eu já estava na academia, mesmo com o corpo um pouco dolorido. Malhei membros superiores, para descansar um pouco mais as pernas, glúteos e abdômen.  Me alonguei muito e também conversei com o personal sobre o que estava sentindo. Ele foi direto: reaqueça seu corpo e aproveite o embalo para aumentar a intensidade do seu treino.

Animada com a possibilidade de correr 10K no fim do ano, decidi seguir o conselho dele: aumentei os pesos na musculação, inclui 10 minutos a mais de corrida/caminhada por dia, comprei um colchonete para malhar em casa também e até uma TheraBand – aquela fita elástica para fazer exercícios em qualquer lugar -, que eu pretendo levar comigo para a Nova Zelândia em breve… Mas isso já é história para um outro post ; )

1069166_10152583481159386_242467192_n

E você, também sofre de Tensão Pós-Corrida?

/ 72 Posts

JQC

Um Comentários

Trackbacks & Pingbacks

  1. Antes da prova de meia maratona ou maratona é melhor treinar leve ou fazer boa quilometragem?

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.