A primeira prova de rua a gente não esquece

JQC

Tag: , , , , , , , , , , , , ,

Domingo, 6 da manhã, 15 graus e chuva torrencial lá fora. É claro que o meu primeiro impulso é ignorar o despertador do celular e continuar enrolada no edredom, abraçada no marido, ouvindo as gostas batendo na janela, numa sinfonia perfeita para o sono. Mas eu decido levantar e encarar a minha primeira prova de rua, faça chuva ou temporal. Afinal, o convite da Unilever, que patrocina a corrida, veio em um bom momento, pouco antes da minha viagem de férias e a tempo de testar meu preparo físico.

Kit do Circuito das Estações AdidasAs cachorras me ignoram e continuam dormindo na frente do aquecedor. Tomo o café da manhã sozinha, como um docinho de arroz orgânico e uma banana e tomo muita água. Coloco minha calça e blusa fininhas, que mantêm o calor do corpo sem me super aquecer, visto, pela primeira vez, um “abadá de corrida”, no caso, do Circuito das Estações Adidas, coloco meu tênis Nike, lentes de contato e prendo o cabelo. Estou pronta, com os olhos querendo fechar, mas curiosa pelo que me espera.

A caminho do Pacaembu, encontro vários outros corredores com suas camisetas verde-vagalume (e isso é um elogio, gosto muito da cor). Em frente ao estádio, muitas tendas de empresas, de equipes de corrida, da organização do evento e de revista especializada, com frutas, água, massagem, guarda-volumes… É tanta informação que, confesso, fico um pouco confusa no início, mas logo encontro o local onde deveria pegar meu chip e guardar as minhas poucas coisas.

Corredores em frente ao Estádio do PacaembuVou para a largada, quer dizer, para o meio do grande número de pessoas que já esperava a largada. Decido correr sem fones de ouvido, para prestar mais atenção nos outros corredores e até no meu corpo. Não me arrependo, ouvir as histórias alheias, as palavras de incentivos, as passadas… é muito animador e divertido. Atravesso a linha inicial 2 minutos depois da largada, isso porque, é preciso respeitar o ritmo do outro, mesmo que você queira disparar com suas pernas longas. “Trotando, trotando”, grita um locutor, como se fosse possível outra opção.

Faço o primeiro quilômetro correndo direto, ando um pouquinho, volto a correr, ando um pouquinho, corro mais… E assim vou levando a prova, até chegar na única subida do trajeto, que vai até o comecinho do minhocão e volta para o Pacaembu. Não chove, mas venta, felizmente, mantendo o meu corpo em uma boa temperatura. Na subida eu só ando, confesso, mas na descida, corro como ninguém. E continuo assim até o final, aos 39 minutos de prova.

Talita Ribeiro segurando sua primeira medalha do Circuito das Estações AdidasDescontando os 2 minutos que demorei para chegar até a largada, faço os 5K em 37 minutos, meu melhor tempo – se comparado com o que eu fazia na esteira e parque até então. Chego eufórica, suada, vermelhinha, descabelada e muito feliz. Tão feliz, que estava disposta a continua andando por aí, só para liberar mais e mais serotonina. Pego minha medalha, peço para um estranho tirar uma foto para eu gravar aquele momento e sigo rumo ao Sumaré.

Ando mais 3K, vendo a cidade acordar, nublada e linda, quase sem carros na rua, quase sem barulho, mas com ritmo, o meu ritmo ditado por aquele bem-estar todo. Marco de encontrar meu marido num café que vende bolo de pão de mel. A escolha não foi aleatória, a primeira vez em que corri numa prova foi na quarta ou quinta-série, pelos seis pães de mel que eu ganharia caso conquistasse uma medalha. Foram 400 metros, uma medalha de bronze e uma doce semana na Escola Adventista de Vila Nova Cachoeirinha.

Fatia de Bolo de Pão de Mel da Santo BoloChego cansada ao café, mas ainda elétrica, encontro meu marido com cara de sono, poucas palavras e muito orgulho. Me dou uma fatia generosa de bolo, que como lembrando da menina que corria por doces e hoje corre para se sentir viva. De repente, percebo que essa coisa de corrida vicia, com doses cavalares de hormônios da felicidade. E superação, e auto-conhecimento, e alegria por ir além. Que venham muitas outras provas de rua… : )

(Obrigada, Paulo, pelo incentivo e inspiração, Unilever, pelo convite, e vocês, pela companhia!)

/ 72 Posts

JQC

3 Comentários

  1. Avatar
    Naíma Saleh

    Que fofa =) Quem sabe agora eu tbm me animo? Beijo, Tali

    Responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. TPC - Tensão Pós-Corrida - Jornalistas que correm
  2. Destinos do Jornalistas que Correm em 2013

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.