Como lidar com dor muscular

JQC

Tag: , , , , , , , ,

Eu sempre me arrependo de ter parado de fazer exercícios quando recomeço. É tiro e queda: fico meio molinha e gripada três dias depois e, bem antes disso, sofro com dor muscular que parece não ter fim. Mas tem começo, meio e fim, e nas três etapas é possível amenizar a dor, que nada mais é do que o resultado do rompimento das fibras musculares, que se recuperam e te dão mais força depois, isto é, se você não exagerar e dar as condições necessárias para que a recuperação aconteça.

ANTES
O aquecimento pré-exercício é essencial para diminuir a tensão e as dores musculares, porém é possível preparar o seu corpo muito além da caminhadinha de 15 minutos antes da musculação e corrida, reforçando a alimentação.

Há vários alimentos com propriedades antiinflamatórias, que ajudam a prevenir dores pós-treinos. Alguns exemplos: brócolis, melancia, uvas escuras, abacate, acerola, linhaça, azeite, camomila, erva mate, açaí, cebola e até o delicioso salmão. E, palavra de honra, incluir alguns desses ingredientes nas refeições diárias ajuda muito! Depois que comecei a tomar os sucos desintoxicantes de manhã, treinar ficou bem mais fácil e menos dolorido.

Para quem treina de forma pesada ou corre maratonas, por exemplo, é preciso ir um pouquinho mais longe e aumentar a ingestão diárias de algumas substâncias, como as contidas na Camellia Sinensis, planta que serve de base para a produção dos chás verde, branco, vermelho e até do preto, e tem boas doses de teaflavinas e catequinas, que reduzem o estresse oxidativo, um dos responsáveis pela inflamação muscular. Ingerir 1 litro de um desses chás todos os dias pode ser um santo remédio.

DURANTE

Silueta de mulher correndoEscute seu corpo. Escute seu treinador. Escute sua pisada. Sim, tirar o fone de ouvido, a cabeça dos problemas e o olho daquela(e) gato(a) que está se exercitando ao lado pode te ajudar a perceber o que você está fazendo de errado. Hoje, por exemplo, enquanto eu fazia a minha musculação 100% focada na dor que ela despertava na minha coxa, um personal se aproximou e me avisou que o banco estava numa posição um pouco errada e que isso poderia causar incômodos desnecessários depois. Bingo! Ouvir o corpo também é uma forma de não forçar os seus limites (devagar e sempre!) e melhorar a forma como você faz a atividade física.

DEPOIS

Relaxe! Sim, relaxar naqueles 30 segundinhos pós-exercício é muito importante. Sentar com as cachorras na grama depois da corrida também. Quanto ao alongamento, vai de pessoa para pessoa: a minha médica, por exemplo, me orientou a só alongar depois da musculação, nunca depois da corrida. Também entra nessa orientação dormir bem, de 8 a 10 horas por dia, porque enquanto você sonha, seu corpo libera hormônios que ajudam na recuperação do tecido muscular.

Mesmo assim dói? Tome um demorado banho quente para aliviar a tensão. Continua doendo? Tente aplicar uma compressa de água gelada ou quente no local durante 15 minutos. O velho e bom emplasto – aquele adesivo com cheiro de mato – também pode auxiliar na recuperação. Sem falar nas pomadas e sprays antiinflamatórios vendidos nas farmácias, que podem ser combinados com uma massagem para aumentar o fluxo da circulação sanguínea.

Outro bom aliado contra a dor muscular é o gengibre, que pode ser colocado na comida, no chá, no suco, no sorvete… Enfim, ele tem muuuuitas substâncias benéficas para o seu corpo e é um antioxidante poderoso! Ainda no campo de especiarias, a erva doce, a canela, a mostarda (em semente) e o alho também ajudam o seu corpo a se recuperar mais rápido das dores musculares. Bóra fazer um cházinho? ; )

/ 72 Posts

JQC

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.