Erramos, como sói acontecer

Paulo Vieira

Tag: , , , , , , , , , , ,

O médico proibiu que eu lesse os jornais e visse o Datena todos os dias. Que eu mantivesse apenas um desses vícios, e com parcimônia.

Fiquei com os  matutinos, que me divertem mais.

Humor involuntário
Humor involuntário

Como não se entusiasmar com o humor involuntário do editorial que a Folha de S.Paulo estampou ontem em sua primeira página? Usou seu recurso mais extremo, mais extravagante, mais histriônico; e o dia mais nobre da semana, quando aparentemente as pessoas ainda cogitam pegar o jornal nas soleiras de suas portas e lê-lo, para sugerir o impeachment da presidente/a.

Mas em vez de ser claro e assumir logo uma postura lacerdista, sem papas na língua, de discurso direto, o jornal prefere a voz passiva e o enredo de tragédia grega, em que um destino inexorável se sobrepõe à perfídia dos protagonistas.

No clímax, o editorial, cheio de dedos (lúbricos), transfere à presidente/a a responsabilidade pelo próprio pedido de impedimento: “(…) O país, contudo, não tem escolha. A presidente Dilma Rousseff tampouco: não lhe restará, caso se dobre sob o peso da crise, senão abandonar suas responsabilidades presidenciais e, eventualmente, o cargo que ocupa.”

Waal! Gostaram do “eventualmente”?

Permitam-me fazer uma rápida exegese. Creio que eles queriam dizer: já está mais na hora de a nega pegar o boné, mas vamos dar uma chance, mais uma, sejamos generosos; caso ela não consiga fazer este xis e este ipsilone, vai ficar pequeno pra ela.

E o sujeito da oração sempre oculto. Como diziam os professores de cursinho, “mim não faz nada”.

Mas nem era disso que eu queria falar.

*****************************

O que eu queria falar é que, na semana passada, um “Erramos”, a popular seção de correções da página 3 do jornal, foi bem compartilhado nas redes sociais, muito mais que a peça de latim tacanho pró-impeachment. Era um daqueles de antologia, com oito erros fatuais para uma única matéria.

Mais posts sobre jornalismo aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

O que chamou atenção, além do acúmulo de tropeços, foi o Erramos ter identificado o autor da reportagem problemática, algo incomum na seção, mas estratégia corrente desde 2011, adotada em casos em que a falha é considerada “grave”.*

A matéria, sobre a Rainha Elizabeth II, publicada em nobre página ímpar de domingo, mereceu na realidade dois Erramos consecutivos, talvez para não assustar o leitor.

Previsíveis comentários no Facebook apontaram para a decadência inexorável do jornalismo em geral e da Folha em particular. Mas ninguém se lembrou de saudar o jornal por preservar o Erramos teúdo e manteúdo – mesmo que, às vezes, por razões menos objetivas.

Infelizmente, erros de orientação editorial, prioridades estranhas, títulos que forçam a mão ou até são desmentidos pelas matérias que eles deveriam resumir – erros que certamente são mais danosos para o leitor que aqueles que estrelam o Erramos – não são objeto da seção.

De toda forma, ao lançar luz sobre alguns dos seus erros, embora os mais burlescos, a Folha ainda presta um serviço muito mais cidadão do que toda a concorrência.

Autocrítica não é a coisa mais bem distribuída na imprensa brasileira. Se considerarmos então as nossas pobres revistas, vixe.

Veja aqui uma antologia de Erramos da Folha com curadoria da própria Folha.

*Versão anterior deste post demonstrava ignorância cristalina do editor deste pasquim eletrônico sobre a mudança do Erramos, que, a partir de 2011, passou a identificar os jornalistas que assinam matérias que ensejam as tais correções “graves”. Peço perdão aos leitores.

 

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.