Ou começa. E nem poderia ser diferente em se tratando de uma pizzaria. A 1900, com sete unidades em São Paulo – e mais uma dentro do parque temático infantil Kidzania –, aparece neste nobilíssimo espaço por estimular e subsidiar a prática da atividade esportiva entre seus funcionários.
Começou no futebol, como sói acontecer, mas pouco a pouco garçons e o pessoal da cozinha passaram a se interessar pela corrida.
Interessaram-se tanto que começaram a obter resultados expressivos. Como um sexto lugar no revezamento Bertioga-Maresias, prova clássica do litoral paulista, um 75K que eles fizeram em 5:27:41.
OS ADVOGADOS QUE CORREM
Desde 2009 comandados pelo personal Fabrício Grau, cerca de dez funcionários treinam duas vezes por semana, no Ibirapuera e nas ruas do Jardim Marajoara. As provas, sempre nas manhãs de domingo, não são pedaço de bolo para a rapaziada – é que eles trabalham até tarde da noite na véspera e vão dormir por volta das 3h. Sábado é o dia mais movimentado nas 1900.
De todo modo, eu presenciei do que são capazes na prova da Adidas, o Desafio Boost 10K + 5K, na USP, manhãzinha de domingo dessas.
O DESAFIO DA ADIDAS
Um dos destaques da equipe é o José Alves, subgerente da unidade Chácara Flora. Zé está na 1900 desde 1996, quando aliás chegou a SP vindo de sua São João do Piauí, na bica da maravilhosa Serra da Capivara, no Piauí.
O PIAUÍ EXISTE
Ele começou a correr há cerca de seis anos. Antes jogava futebol com os companheiros, mas aí veio a velha história: queria fazer um esporte que não lesionasse tanto, que não fosse de contato.
Foi então fisgado pela corrida, já praticada por um dos sócios, que decidiu bancar os treinos.
Zé faz 10K em 42 minutos. Tempaço, mas ainda abaixo de seu parceiro de Moema, o Zé Daniel, que faz 41 para a distância e corre a meia em 1:31.
Será que esses caras são só mesmo movidos a carboidrato?