Lembro bem quando começaram a aparecer aqui no Brasil as primeiras meias de corrida com um pouco mais de tecnologia. A primeira que vi há alguns anos era da Asicis e foi batizada em homenagem a um grande sucesso da marca: Kayano. Ela tinha o tecido reforçado nos pontos de maior atrito, um recorte todo bacana próximo do tornozelo e, pasmem, lado esquerdo e direito, indicado com “L” e “R”.
Até que este ano foi apresentada na CES, uma feira internacional de produtos eletrônicos, a Sensoria Fitness, uma meia capaz de monitorar os passos , a velocidade e a distância percorrida pelo usuário. Sensores têxteis de pressão na ponta do pé e no calcanhar enviam informações para uma espécie de tornozeleira que armazena os dados do exercício (semelhante à Nike Fuelband).
Ela consegue determinar ainda se há desequilíbrios na pisada e envia as informações para o aplicativo de celular, compatível com IOS, Android e Windows Phone. Segundo o fabricante, a bateria dura cerca de seis horas e a meia pode ser lavada 35 vezes até que os sensores comecem a perder sua funcionalidade. O dispositivo está à venda no site da marca e custa cerca de U$ 200, mas já há fila de espera para para os interessados.