ANTEONTEM MOSTREI AQUI COMO ALGUNS CORREDORES de cinco costados, como o recordista de maratonas Nilson Lima, o ultra Rosan Felipe e o venerável Wanderlei Oliveira estão fazendo para correr nestes tempos apocalípticos.
Hoje mudo um cadim o enfoque. Sabemos todos que o isolamento fez proliferar uma gigantesca quantidade de videoaulas, exibições no instagram, lives e quejandos oferecendo treinamento físico – e não só.
Há bastante altruísmo na iniciativa, um tanto de necessidade de se manter ativo e são numa situação em que nosso tempo parece ter se multiplicado e, como não, algum cálculo comercial.
A essa altura do campeonato, muita gente já fez sua própria curadoria, mas eu queria colocar minha colher também, embebendo aqui alguns materiais que encontrei.
De início, o professor de capoeira e condicionamento físico (alguém ainda se lembra dessa expressão?) Vinicius Heine, do Cepeusp, o agradabilíssimo Centro de Práticas Esportivas da USP, mostra alguns movimentos de ginga da capoeira que ele chamou de “básicos” – os não iniciados talvez discordem.
E aqui alongamentos, agachamentos e torsões, no primeiro vídeo de condicionamento físico “integrado”.
E aqui também o parceiro deste pasquim, o querido Darlan Duarte, fundador, CEO, CMO, COO e orientador pedagógico da assessoria esportiva Pacefit, produziu um e-book com diversas sugestões de exercícios para fortalecimento – e não só dos membros inferiores.
Se você não é muito chegado em afundo e, afe, burpee, eis a hora de tentar superar essa barreira.
Para baixar o e-book, basta publicar no site da Pacefit cinco linhas, se tanto, de dados pessoais.
Foto da home: Flickr