NUMA POSTAGEM DAS PRISCAS ERAS DESTE PASQUIM, o fisiologista do exercício e ex-atleta olímpico Paulo Correia respondeu a uma dúvida bastante frequente – e pertinente – dos esportistas amadores.
Volto a ela, a dúvida, e também à resposta do especialista, por ser esta época natalina bastante propícia para a tigrada deixar para depois de amanhã o que pode fazer hoje.
Mas se você tem a festa de fim de ano da firma depois do expediente – a) existe ainda festa de fim de ano de firma?; b) existe expediente? –, meu singelo conselho é não cabular o cascalho da manhã.
Se você é como eu, é o 14zinhoK logo cedo que vai dar aquela moral – e o salvo conduto – para manguaçar um pouquinho mais à noite.
Back to 2015:
Jornalistas que Correm – Perde-se condicionamento quando a gente para por 72 horas?
Paulo Correia – Isso é mito. Não se perde condicionamento físico em 72 horas. Quando vamos para uma competição de alto nível (pan-americano, meeting etc), é um período próprio para recuperação dos efeitos lesivos do treinamento. É o tempo de nossas reservas energéticas voltarem à plenitude, o ápice da supercompensação. Isso se dá em dois ou três dias, dependendo da prova.
Pode gerar confusão montar um programa de treinamento, e nele a pessoa ficar sem treinar por um, dois ou três dias. Uma certa fase do programa exige acúmulo de trabalho, e perder um dia pode ser prejudicial. Aí não se trata de descanso. Num treinamento decente, até o descanso é programado.
JQC – Mas pensando num sujeito que está longe do alto rendimento, ainda que venha baixando tempo nas meias maratonas, por exemplo, esse período perdido continua sendo inócuo?
Correia – O problema é a causa da parada. Há muitas situações. Durante a fase competitiva, se um corredor tem dois dias de descanso e acrescenta mais um, não há problema. Se estiver numa fase de preparação e fugir da programação, poderá não ter ganho. Se a parada acontecer por uma gripe, por exemplo, terá perda de condicionamento, mas parar é necessário.
Enfim, quem dita se a parada é benigna, maligna ou sem consequências é o programa de treinamento. Se há uma semana de treinos de força e três dias são perdidos, isso será catastrófico.
Foto da home: Lauren Spurlock/Flickr