Cinco corridas no Brasil para 2019

Paulo Vieira

Tag: , , , , , , , , , , , , , , ,

NINGUÉM PRECISA PARTICIPAR de provas de corrida para efetivamente correr, mas dificilmente o sujeito prescinde delas.

É que além de usá-las como “objetivos” – o que quer que isso signifique –, o caboclo faz o scout de sua vida endorfínica elencando apenas essas provas, nunca o que rola no dia-a-dia.

A exceção, parece-me, é o Wanderley “WO” Oliveira, que tem alma de estatístico e computa excruciantemente todo e qualquer cascalho.

O editor deste pasquim fecha com o vulgo. Posso ter corrido uma barbaridade no dia-a-dia, mas se me perguntam quantas maras corri, digo “sete”.

Foram duas maras de SP (da vetusta Yescom), duas Uphill Rio do Rastro, Rio, Uberlândia e Napiers, na Nova Zelândia – pertinho, né?. Reviva-as abaixo.

SAMPA, MINHA PRIMEIRA MARATONA: VIVACE

DE NOVO SAMPA, A SEGUNDA MARA, 12 GRAUS A MAIS, 12 MINUTOS A MENOS

SEM TEMPO PARA JAT LAG, NOVA ZELÂNDIA, A TERCEIRA MARA

RIO DE JANEIRO, SENEGAL, O QUARTO 42K

VIRANDO NINJA DE ARAQUE NA UPHILL, QUINTA MARA

COM NILSON LIMA NA MARA NILSON LIMA, DE UDI, A SEXTA

DE NOVO SUBINDO A SERRA, AGORA COM CHUVA, A SÉTIMA

*******************************

Depois desse automerchan, hora de entrar com os quatro pés no assunto. Quais as provas que você pretende correr em 2019.

Caso ainda não as tenha decidido, segue aqui uma sugestão, uma seleção sumaríssima, apenas cinco provas no Brasil.

ABRIL

CORRIDA DO DIAMANTE

Em Mucugê, na Chapada Diamantina, o paraíso baiano das cachoeiras. Os vencedores masculino e feminino da categoria “elite geral” levam um fragmento de diamante bruto. Modalidades: 7K, 15K e 30K. Dia 20 de abril, sábado de Aleluia.

JUNHO

MARA DO RIO

Ser realizada em junho, no primeiro domingo de inverno, dia 23, não significa nada. Com largada a partir das 7h, já na segunda hora da prova, quando os corredores se aproximam da Zona Sul, a temperatura pode bater facilmente nos 30 graus.

Seja como for, é a melhor experiência brasileira, dada a estrutura e envolvimento dos patrocinadores. Se o metrô abrisse antes do horário da largada – uma falha inacreditável de diálogo entre organizador e município – as coisas iriam melhor. Também 21K, com largada no Pepê, na véspera.

AGOSTO

MURALHA DOWN (mauá – penedo)

Como a Uphill da Rio do Rastro, as vagas se esgotam rapidamente, e para esta edição de 2019 já é preciso fazer figa numa lista de espera. A corrida este ano faz sua versão “down” – como a Comrades sul-africana, ela inverte o itinerário a cada ano. Cuidado para não se empolgar nas descidas. Dia 18 de agosto.

Desafio 28 Praias de Ubatuba (Foto: Hernán Reig)
MARA DE FLORIPA

Até outro dia não havia nenhum, agora há dois 42K em Floripa, que conta com percurso plano e clima temperado no inverno. E é no inverno, em 25 de agosto, que acontece a Mara Internacional, da AT Sports, com valor de inscrição bem mais em conta do que da rival, organizada pela Norte/Ativo. O primeiro lote custa R$ 92, taxa de serviço inclusa.

SETEMBRO

DESAFIO 28 PRAIAS DE UBATUBA (COSTA NORTE)

O reality show travestido de trail run de Ubatuba vai para sua décima edição. Houve modificações no percurso, especialmente na chegada, mas os perrengues e a beleza do percurso, como a passagem por Itamambuca, permanecem. Categorias: solo 42K, solo 21K e revezamentos de dupla a quinteto.

 

 

 

 

 

 

 

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.