Teste de Cooper, ainda atual?

Paulo Vieira

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MUITOS CINQUENTENÁRIOS SERÃO CELEBRADOS em 2018. No Brasil, 1968 foi um ano plúmbeo – faz tempo que você não lia essa, hem? –, com a decretação do AI-5, a morte do estudante Edson Luis, a passeata dos 100 mil etc.

No mundo, é o ano do assassinato de Martin Luther King; da ofensiva do Tet e do Viet Cong contra o Vietnã do Sul, empurrando definitivamente os Estados Unidos para a guerra; do protesto dos atletas negros no pódio dos Jogos Olímpicos da Cidade do México; e dos lançamentos do Álbum Branco, do Beggars Banquet e do Electric Ladyland, do Jimi Hendrix.

Mas também faz cinquenta anos neste 2018 o famigerado teste de Cooper, um sistema de avaliação de condicionamento físico criado pelo médico americano Kenneth Cooper.

Inicialmente ele o aplicou em militares – o que na época também significavam civis recrutados sem mais aquela para matar e morrer no Vietnã.

O SISTEMA DE ADIVINHAÇÕES DE CAETANO VELOSO NA PRISÃO E A CORRIDA

PÂNICO

A NATAÇÃO A SERVIÇO DA CORRIDA

A MORTE E A MORTE DE JAMES FIXX, O GRANDE DIVULGADOR DA CORRIDA

O teste se perpetuou. Trata-se de uma prova de 12 minutos de corrida em que o caboclo deve “deixar tudo” na pista. Dada a distância percorrida ele será classificado segundo a tabela abaixo (m = metros).

Idade Excelente Acima da média Média Abaixo da média  Ruim
Homem 20-29 >2800m 2400-2800m 2200-2399m 1600-2199m <1600m
Mulher 20-29 >2700m 2200-2700m 1800-2199m 1500-1799m <1500m
Homem 30-39 >2700m 2300-2700m 1900-2299m 1500-1999m <1500m
Mulher 30-39 >2500m 2000-2500m 1700-1999m 1400-1699m <1400m
Homem 40-49 >2500m 2100-2500m 1700-2099m 1400-1699m <1400m
Mulher 40-49 >2300m 1900-2300m 1500-1899m 1200-1499m <1200m
Homem 50 >2400m 2000-2400m 1600-1999m 1300-1599m <1300m
Mulher 50 >2200m 1700-2200m 1400-1699m 1100-1399m <1100m

Na corrida  o editor deste pasquim tá topzêra – “excelente”, segundo a tabela.

O problema (para mim) é que Cooper também desenvolveu um teste para a natação. Mesmo sistema. Doze minutos deixando tudo na água, qualquer estilo.

Participei desse teste ontem. Eis a tabela, que está agora em jardas, não em metros. Para conversão, cada 100 metros significam 109 jardas. Aqui o bicho pegou.

Idade                      Excelente      Ac. média        Média               Ab. média       Ruim

Homem 20 – 29          >700         600 – 699         500 – 599         400 – 499      <400

Homem 30 – 39          >650         550 – 649       450 – 549          350 – 449      <350

Homem 40 – 49           >600         500 – 599        400 – 499        300 – 399      <300

Homem 50 – 59          >550         450 – 549         350 – 449       250 – 349      <250

Mulher 20 – 29             >600          500 – 599         400 – 499      300 – 399     <300

Mulher 30 – 39             >550           450 – 549        350 – 449      250–349      <250

Mulher 40 – 49            >500             400 – 499        300 – 399      200 – 299     <200

Mulher 50 – 59             >450            350 – 449         250 – 349       150 –  249     <150

Bateu um vento aqui e eu não consegui alinhar a tabela, vão me desculpar.

Eu fiquei abaixo da média no teste com viés de câimbra se ficasse mais uns cinco minutos na água.

Curioso: condicionamento ótimo na pista pode não significar absolutamente nada na piscina.

 

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Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

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