EM SUA COLUNA DE HOJE, Daniel Krutman, nosso setorista de marketing e negócios da corrida, especula as razões do desembarque das marcas das grandes provas.
***********************
VOCÊ QUE É DOS PARANAUÊ há algum tempo percebeu: nos últimos anos as marcas esportivas largaram mão de ter suas próprias corridas. Aliás, desistiram também de patrocinar muitos eventos.
Nike? A última Rio Corre foi no final de 2013. Antes disso, a americana organizava os eventos mais descolados do circuito.
Adidas? Era title sponsor do Circuito das Estações, tinha corrida Kids e muito mais. Você lembra de algo hoje em dia?
Mizuno? Saudosa 10 Miles e até as mais recentes 21K partiram desta para melhor. Uphill ainda na ativa!
Asics? A japonesa é a marca que sempre organiza poucos e ótimos eventos e que mais mantém a toada. A SP City Marathon, lançada em 2016 e organizada pela Iguana, deve continuar em 2017. Mas agora sem o nome da marca, apenas o do circuito: Run Cities. O site está no ar.
E assim a banda toca. E por que raios?! Era tão bom…
AS MARCAS SE MEXEM
A NIKE CHAMA PARA MAIS TREINOS
A FESTA DAS MULTIS E A SOLIDÃO DO CORREDOR CASMURRO
NIKE FREE E SEUS AMIGOS
A BASE DA ADIDAS
PIPOCA, O CONTRA-ATAQUE
Cada qual com seu motivo e dor particular – geralmente sob ordens da matriz global –, mas todas com um ponto em comum: produzir corrida é caro pra dedéu e não está ajudando tanto assim a vender mais tênis.
Com a longa crise econômica tupiniquim, o investimento de marketing vem saindo da linha de eventos para se transformar em outras coisas legais, como os grupos gratuitos de treinamento.
Paulo, sua matéria está precipitada. Eis as informações corretas:
A Adidas ainda tem aquela corrida a “Adidas boost run”, uma que corre 10, depois 5 e os melhores 1k e está com espaço de treino tanto no Rio como sp. A Nike tem um clube de corrida e esse ano fez uma meia maratona para mulheres no percurso das olimpíadas. A mizuno é uma das patrocinadoras do circuito das estações.
Agradeço muito a colaboração do leitor, mas as informações que diz corretas ou supõe corretas estão incorretas (o que talvez seja bom no tempo da pós-verdade). Adidas Boost Run: ficamos na saudade em 2016; sim, os clubes de corrida da Nike e a própria base da Adidas existem, mas não se tratam de provas de corrida, razão exclusiva de nosso post; por fim, quem assina a matéria é o Daniel Krutman. Obrigado de todo modo pela colaboração.
Olá Paulo!
No último fim de semana (17-18/12/2016) a Asics lançou a Golden Run 2017. A organização vai ficar a cargo da Norte Marketing Esportivo. Ao que parece, a Iguana vai manter a Run Cities, mas sem patrocínio de marcas esportivas.
Abraços