Tudo que você precisa saber sobre a ingestão de carboidratos na corrida

Julia Zanolli

Tag: , , , , ,


A nutricionista Livia Hasegawa, especialista em fisiologia do exercício, escreve mensalmente para o JQC. Hoje ela explica quando e como repor as energias durante a corrida. 

CONFIRA MAIS DICAS DE NUTRICÃO DE LIVIA HASEGAWA

***

Quando consumir carboidratos durante a corrida? Sempre preciso utilizá-los? A resposta é: depende. Tudo vai depender do seu organismo, do tempo e da intensidade dos treinos.

Quando consumir
De uma maneira geral, é recomendado o uso de carboidratos para treinos e provas longas – acima de 1h15 ou 1h30. Isso evita a chamada hipoglicemia (queda de açúcar no sangue), que pode gerar tonturas, fadiga e até desmaios.

A indicação é consumir carboidratos a cada 45 minutos de corrida, mas vale a pena testar sua necessidade e consultar um nutricionista para criar um plano personalizado.

AS 10 MELHORES DICAS QUE APRENDI NA NUTRICIONISTA 

Vale lembrar que existem diversos tipos de carboidratos. Para utilização durante um treino ou prova, são indicados os carboidratos de absorção mais rápida. Eles podem ser sintéticos (como os géis) ou naturais (no caso dos alimentos). 

Algumas pessoas se adaptam bem aos géis de carboidrato, mas há aqueles que não conseguem consumi-los. Nesse caso podemos optar pelas gomas de carboidratos ou pelos carboidratos naturais. 

Veja a diferença:

Carboidratos sintéticos
São aqueles que se apresentam na forma de suplemento, ou seja, são produzidos pela indústria com o objetivo de facilitar o uso durante a corrida. Têm como característica uma digestão e absorção mais rápida, ou seja, não “pesam no estômago”, o que pode fazer diferença no rendimento do atleta. É o caso dos géis de carboidrato, gomas e maltodextrina.

Carboidratos naturais
São isentos de aditivos químicos, mais variados e baratos do que os sintéticos. Os carboidratos naturais geralmente utilizados são batata, mel, rapadura, banana-passa, uva-passa e frutas secas em geral. Vale a pena testar, pois alguns deles possuem absorção um pouco mais lenta e podem causar um certo desconforto durante a corrida.

CONFIRA 5 DICAS DE LANCHES SAUDÁVEIS PARA CORREDORES 

E atenção! Pré-diabéticos, diabéticos ou aqueles que buscam emagrecimento podem necessitar de controle maior sobre a ingestão de carboidratos. Nesses casos, o recomendado é  sempre ter a orientação de um especialista.

Serviço
Livia Hasegawa – Nutricionista esportiva e funcional formada pela USP
Instagram: @liviahasegawa | Facebook: Nutrição Esportiva e Clínica Funcional
Atendimentos em São Paulo: (11) 2626-1449
Site: www.nutricaoesportivaeclinica.com

/ 219 Posts

Julia Zanolli

Julia Zanolli começou a correr em nome do bom jornalismo quando foi trabalhar na revista Runner’s World sem entender nada do assunto. A obrigação virou curtição, mesmo depois de sair da revista. Se livrou do carro para poder andar a pé pela cidade, mas é fã assumida de esteira. Prefere falar de comida do que de nutrição e acha que ter tempo é muito melhor do que matá-lo.

Um Comentários

Trackbacks & Pingbacks

  1. Amo Correr | Só quem corre sabe! Glossário para iniciantes da corrida

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.