Seis exercícios para fazer no escritório

Paulo Vieira

Tag: , , , , , ,

Sigo algumas publicações internacionais pelo Twitter, e algumas são muito generosas com seu conteúdo. Não tem paywall, não cobram nada e ainda por cima produzem reportagem. É o caso do The Guardian, jornalaço inglês que leio menos do que deveria.

Foto: Egardwatches.com
Foto: Egardwatches.com

Hoje eles publicaram uma série de exercícios físicos muito fácil de fazer – e de entender – que vai ajudar a acabar com esse negócio de sedentarismo no escritório, no home office e em casa.

Eu decidi dar um control c control v, ou fazer uma gilete press, como diziam os antigos, na mão grande, porque a coisa é boa e todos sabemos os males de ficar sentado por horas e horas no trabalho.

TREINO FUNCIONAL PRA COMEÇAR A SEMANA

O link original, em inglês, com fotos, está AQUI.

VIDA LONGE DA REDAÇÃO

O artigo sugere que se faça a função no home office, mas se você tiver desprendimento suficiente ou um superego nível Mônica Bergamo, vale para a redação, para o escritório etc. Os autores não declinam o número de repetições, o que dá a entender que são à gosto.

**********************

Para os dois primeiros exercícios é preciso ter uma cadeira com rodinhas.

1. Poste-se de pé com as mãos segurando a mesa de trabalho e uma das pernas sobre o assento da cadeira de rodinhas. Empurre para trás a cadeira enquanto inclina a outra perna, a que ficou apoiada no solo; volte à posição inicial soltando o ar. Troque a perna.

2. Sentado, com as mãos tocando a mesa, gire torso, cintura e perna para esquerda; volte para a posição inicial e então faça o movimento para a direita.

3. Aqui é preciso apenas uma cadeira fixa. Sentado nela o menos inclinado possível, sustente sua perna direita no alto, acima da linha da cintura; use seu pé esquerdo como um leve apoio para a panturrilha direita; inverta as pernas em seguida.

4. Com as mãos nas costas da cadeira, passe sua perna direita por trás da perna esquerda e as flexione. Mantenha os pés paralelos; se conhece futebol, faça o movimento do passe de letra, mas com as pernas flexionadas; faça dos dois lados.

5. Sentado na cadeira, erga um peso (um bloco de 500 folhas de papel sulfite, por exemplo) com as duas mãos para trás de sua cabeça – seus cotovelos devem estar um pouco acima da testa; no movimento seguinte, estique seus braços, levando o peso para o ponto mais alto possível. Neste exercício, você não deve enxergar braços e antebraços.

6. Este é cascudo. Encoste-se a uma parede como se estivesse sentado. Seu único apoio, contudo, é a própria parede. Mantenha todo seu corpo, com exceção de pernas e pés, encostado. Os pés devem estar paralelos e as pernas em 90 graus, exatamente como se você estivesse sentado numa cadeira imaginária. Fique na posição o tempo que aguentar.

No vídeo abaixo, publicado quando eu ainda tinha cabelo, mais alguns exercícios para fortalecimento do core, cortesia do professor Darlan Duarte, da assessoria esportiva Pacefit.

 

 

 

 

 

 

 

 

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.