Estela Marcondes, a amadora profissional

Julia Zanolli

Tag: , ,

Com 20 anos, enquanto muitos dos jovens da sua geração faziam campeonatos de shots de vodca em festas da faculdade, Estela encontrou na corrida uma terapia para a vida. Mais impressionante do que o início precoce são seus resultados: 38min50s nos 10K, 1h28min nos 21K e 1º lugar em importantes corridas de montanha, seu mais novo desafio. Hoje, aos 26 anos, se prepara para correr a primeira maratona.

Seu talento é tão evidente que chamou a atenção de ninguém menos do que Cláudio Castilho, treinador de Adriana Aparecida da Silva, medalha de ouro no Pan de 2011.  “Ele me ofereceu a oportunidade de treinar junto com os profissionais por um ano e ver se tinha gás para ser ‘profissa’. Fui federada do Clube Pinheiros em 2011 e lá fiz minhas melhores marcas”, conta Estela. No Pinheiros treinou com Adriana, Solonei e outros  grandes nomes do atletismo brasileiro.

Dos 10 aos 21K, do asfalto à montanha: o pódio é dela
Dos 10 aos 21K, do asfalto à montanha: o pódio é dela

Mas foi difícil conciliar a carga de treinos (que quase triplicou nessa época) com a faculdade e o estágio. “Eu dormia muito pouco e não conseguia me alimentar direito. Assim, após 8 meses de treinamento, tive uma fratura por estresse na coluna e fiquei afastada da corrida por mais de meio ano. Me tratei com todo o apoio do Clube Pinheiros e do Cláudio. Foi difícil para mim ter que parar no momento em que tinha grandes avanços. Mas já tinha percebido que gostava mesmo é do esporte amador, de uma pegada mais cooperativa e menos competitiva”, conta.

As corridas de montanha são sua mais nova paixão
As corridas de montanha são sua mais nova paixão

Estela começou a correr quase que por acidente, espremida entre os horários da faculdade de Terapia Ocupacional e o trânsito que a impedia de chegar à academia. Decidiu calçar um tênis e sair correndo. “Foi mais forte do que decidir começar a correr: foi sentir. Como eu não tinha a menor noção, achei que o natural fosse correr o mais rápido que conseguisse pelo maior tempo que aguentasse. Assim, sem cronometrar, fiz meus primeiros 6K. Me senti liberta, feliz, potente. Como se eu pudesse tudo.”

Apesar da determinação, assim como nós, pangarés, ela também tem que rebolar para encaixar a corrida em uma rotina puxada. Mas transforma isso em combustível para não desanimar. “Tenho que me organizar para já sair de casa com os lanches e equipamentos para correr. Mas isso me dá mais força de vontade: depois de arrumar tudo é mais difícil desistir do treino só por causa de uma garoa.”

/ 219 Posts

Julia Zanolli

Julia Zanolli começou a correr em nome do bom jornalismo quando foi trabalhar na revista Runner’s World sem entender nada do assunto. A obrigação virou curtição, mesmo depois de sair da revista. Se livrou do carro para poder andar a pé pela cidade, mas é fã assumida de esteira. Prefere falar de comida do que de nutrição e acha que ter tempo é muito melhor do que matá-lo.

7 Comentários

  1. Avatar
    Estela

    Gratidão pelas palavras e pelo carinho! Um grande beijo!

    Responder

  2. Avatar
    Valdison Silva

    Bonita matéria, conheci a Estela no grupo de atletas do Pinheiros tinha um grande talento para o alto rendimento, mas espero que por onde esteja continue fazendo o que gosta, correr esta na alma!!! abraços e muitos kms pra você!

    Responder

    • Avatar
      Estela

      Obrigada, Valdison! É uma honra muito grande ouvir isso de um atleta como você!

      Responder

  3. Avatar
    Andreia Sekine Miranda

    Parabéns Estelinha 😉

    Responder

    • Avatar
      Estela

      Muito obrigada, companheira querida!

      Responder

  4. Avatar
    JOSE APARECIDO VITAL

    ESTELINHA, linda estória e linda lição de vida. O que mostra o porque és tão especial.
    Esta determinação e foco em tudo que vc faz, com certeza só poderá fazer da sua vida um sucesso enorme e uma sequência de conquistas, te dando o poder de realizar todos os teus sonhos. Beijoos. VITAL

    Responder

  5. Avatar
    Estela

    Obrigada, querido Vital! um grande bjo!

    Responder

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.