Cinco desculpas infalíveis para não correr

Julia Zanolli

Tag: , , , ,

Embora o JQC já tenha listado dezenas de boas razões para correr, tem dias em que tudo que a gente precisa é uma boa desculpa para não treinar. Frio e preguiça não estão entre elas, malandro. Confira cinco bons motivos para não correr e ficar em paz com a planilha e a consciência.

“Dormi muito pouco”
Apesar da regra geral das oito horas por noite, cada um tem um limite. O sono vai de “foi difícil acordar”, a “vou tomar café até o estômago arder”. Para mim, se for para dormir menos de seis horas porque tenho que acordar para correr, nem programo o despertador. Aí o exercício faz mais mal do que bem. Mas quando não estiver nesse limite, supere a vontade de ficar na cama e vá correr: provavelmente você vai se sentir muito mais revigorado pelo resto do dia.

Se mal vai dar para trabalhar, imagine correr...
Se mal vai dar para trabalhar, imagine correr…

“Estou muito doente”
Pode parecer óbvio, mas tem gente que teima em calçar o tênis mesmo quando a garganta já está pedindo antibiótico. Mas isso pode estressar ainda mais o corpo e piorar os sintomas. No entanto, se estiver só com um resfriado leve, a corrida pode até ajudar a estimular o sistema imunológico e acelerar sua recuperação. Alimente-se bem, beba bastante água e se agasalhe antes de sair para o treino.

"Mãããããe, socorro!"
“Mãããããe, socorro!”

“Estou na maior ressaca”
Se estiver com dor de cabeça, boca seca e enjoo, melhor deixar o treino para depois. Esses são sinais de que você está desidratado e a corrida pode fazer com que você se sinta ainda pior. Aquela história de  correr para “botar o álcool pra fora” é furada. Coma alimentos leves e beba bastante líquido ao longo do dia (não, mais uma latinha de cerveja para “curar a ressaca” não conta).

"Cara, eu não tenho limites..."
“Cara, eu não tenho limites…”

“Fiz outro treino forte há menos de 24 horas”
Depois de longões e treinos de velocidade mais puxados, o ideal é deixar o corpo descansar por pelo menos um dia. Isso permite que as fibras musculares se recuperem do esforço do treino e ajuda a consolidar os ganhos daquela corrida. Se correu forte hoje a noite e quer treinar amanhã cedo, faça um trote leve ou cross training (bike, natação, transport…)

Chega de fazer sprint
Chega de fazer sprint

“Não estou com a menor vontade”
Aqui no JQC esse motivo é soberano. Não está a fim, não vá. Não confundir com preguicinha- se ceder sempre que ela aparecer você não levanta da cama mais. E lembre-se: a gente raramente se arrepende de ir correr, mas quase sempre se arrepende de não ter ido.

"Dane-se, tá bom demais aqui"
“Dane-se, tá bom demais aqui”

Leia mais: 5 motivos para desistir (só que não)

/ 219 Posts

Julia Zanolli

Julia Zanolli começou a correr em nome do bom jornalismo quando foi trabalhar na revista Runner’s World sem entender nada do assunto. A obrigação virou curtição, mesmo depois de sair da revista. Se livrou do carro para poder andar a pé pela cidade, mas é fã assumida de esteira. Prefere falar de comida do que de nutrição e acha que ter tempo é muito melhor do que matá-lo.

Um Comentários

  1. Avatar
    Antonio Bellas

    Exelente texto!
    Sintetizou tudo, parabens!

    Responder

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.