Da Globo para o treino, por Elisabete Pacheco

Julia Zanolli

Tag: , , , , ,

A jornalista Elisabete Pacheco estabeleceu uma meta ambiciosa para 2014: correr a São Silvestre, a mais famosa prova de rua do Brasil, dia 31 de dezembro. Talvez não seja uma missão tão desafiadora como abandonar de vez o cigarro, o que ela conseguiu anos atrás com ajuda da corrida.

Mara Luquet, outra da Globo News que a corrida abduziu

Fumantes e pesados, mas já foi pior

A primeira maratona, versão com emoção

Administrando o tempo – para você conseguir inclusive correr

Aos 42 anos, a comentarista do jornal GloboNews Em Pauta, transmitido de segunda a sexta-feira no canal de TV paga, conversou com o JQC sobre como conciliar a rotina puxada na televisão com os treinos de corrida. 

Elisabete, à esquerda na tela, em ação no programa Em Pauta
Elisabete, à esquerda na tela, em ação no programa Em Pauta

Jornalistas Que CorremQuando você começou a correr? 
Elisabete Pacheco: Depois de ter meu segundo filho, há 7 anos.

JQC: Por que você escolheu a corrida? 
EP: Minha treinadora é adepta da corrida e estimula todos os alunos. Me adaptei rapidamente porque adoro esporte ao ar livre. 

JQC: Quais são os principais benefícios que ela te traz?
EP: Posso citar inúmeros benefícios, mas, no meu caso, a corrida foi fundamental para que eu abandonasse o hábito de fumar. Eu fumei por 20 anos. Parei duas vezes. Mas depois que comecei a correr nunca mais voltei. É muito bom para o corpo, queima calorias, dá vivacidade, põe o coração para funcionar, nos faz sentir bem. É muito bom para a mente, nos coloca num estado de “transe” ótimo.

JQC: É difícil conciliar a rotina de exercícios com a vida profissional? 
EP: Nada é fácil, mas também nada é impossível. Quando você começa e engrena, arruma tempo, o corpo pede. [Aqui você encontra mais dicas de outra estrela do metiê, Carlos Tramontina]. 

JQC: Você tem algum “truque” para quem precisa encaixar a corrida em uma agenda apertada?
EP: Para correr basta um bom tênis. Claro que é preciso um acompanhamento médico e profissional do esporte, mas depois de implantada a rotina é só isso mesmo, um bom tênis. Por isso, qualquer hora é hora e qualquer lugar é lugar. Viajando a trabalho, de férias, antes do expediente, depois, não importa… tem gente que vai para o trabalho correndo. Por que não?

JQC: Você está se preparando para a São Silvestre? Já fez essa prova antes? Por que escolheu esse desafio?
EP: Nunca fiz a prova, mas sempre sonhei com ela. Pela GloboNews fiz muitas reportagens sobre o assunto. É muito bacana, o clima é de festa, o ano está por algumas horas (de acabar). A ideia surgiu como uma brincadeira, um desafio do apresentador do programa Em Pauta, Sergio Aguiar. No final de 2013, eu comentava o lançamento do filme sobre a São Silvestre, e o Sergio me sugeriu correr. Eu aceitei o desafio.

JQC: Se você não fosse jornalista, o que gostaria de fazer?
EP: Paisagismo… mas nasci jornalista!

/ 219 Posts

Julia Zanolli

Julia Zanolli começou a correr em nome do bom jornalismo quando foi trabalhar na revista Runner’s World sem entender nada do assunto. A obrigação virou curtição, mesmo depois de sair da revista. Se livrou do carro para poder andar a pé pela cidade, mas é fã assumida de esteira. Prefere falar de comida do que de nutrição e acha que ter tempo é muito melhor do que matá-lo.

5 Comentários

  1. Avatar
    Roberto Luiz Sieler

    Como não sei qual o modo de fazer sugestões ao Globo News em Pauta, estou usando este espaço. A atual âncora Elizabeth Pacheco, simpática e saindo-se bem no programa, tem cometido algumas falhas fonéticas. Ontem falou no robô que pousou no cometa referindo-se ao Filái para a palavra Philae; o correto é Filé pois o terminal ae assim deve ser dito. Em outra ocasião referiu-se ao compositor austríaco Mozart falando Mozárt; o correto é Môzart. Na nossa antiga radio Guaíba em Porto Alegre havia um linguista que ensinava os locutores e apresentadores a expressar-se corretamente. A Globo News deve estar atenta a isto pois tem compromisso educativo. Saudações RL Sieler

    Responder

  2. Avatar
    Lélia Parreira Duarte

    Beth, vi há dias seu comentário sobre a exposição de uma artista que desenhava e pintava a partir de textos escritos. Gostaria de contar-lhe que eu faço isso com poemas de Fernando Pessoa, conforme pode ser visto no meu site, na parte Literatura, no item “Poemas de Fernando Pessoa que inspiraram Lélia”. Eu queria muito que vc visse, por exemplo, o quadro “O luar através dos altos ramos”, sobre o poema de mesmo título, ou então “Chuva oblíqua”, idem, ou “Porto infinito”, idem. Já fiz algumas exposições desses quadros, por exemplo em Salvador e em Tiradentes (MG) e tb. em BH.
    Abraço, é sempre um prazer ver vc, com sua segurança e desenvoltura, falar de arte. Lélia

    Responder

    • Avatar
      Lélia Parreira Duarte

      Lélia, de novo: tentei colocar o meu site, mas não foi aceito.
      Aqui vai ele: http://www.leliaparreira.com.br
      Abraço, reafirmando o prazer que é ouvir seus comentários no Em Pauta.

      Responder

  3. Avatar
    Geny Zimerman

    Querida e intelligente Beti Pacheco
    Alem de muito simpatica e agradavel de te ouvir e ve-la
    Por favor morando em SPaulo fico encantada com as suas blusas.
    Dia 23.02 no Em Pauta Vc estava com uma blusa de mangas com renda.
    Vc pode por favor de me dizer onde encontrar?
    Abcs
    Geny

    Responder

    • Avatar
      Julia Zanolli

      Geny, o ideal seria você entrar em contato com a Globo News, eles cuidam do figurino da Bete!

      Responder

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.