10 dicas para correr no calor

Julia Zanolli

Tag: , , ,

Tá complicado correr nessa sauna seca, meu povo. Mas, cansados de reclamar do calor e de perder treinos, fizemos uma lista com dez coisas que vão tornar a corrida um pouco menos suada. Liga o Arno Alívio Maxx no máximo e vem!

1. Beba muita, mas muita água
Não é só um copinho daqueles de plástico antes do treino, é água o dia inteiro. Não espere a sede chegar, tome pequenas quantidades ao longo do dia. Se tem dificuldades no quesito hidratação, clique aqui para saber quanto líquido você deve beber por dia e boas formas de fazer isso.

2. Invista na água de coco
Troque o refrigerante ou o suco pronto por água de coco bem geladinha. Segundo a nutricionista, especialista em educação física e fisiologista do exercício Serena del Favero “ela ajuda a repor os líquidos e sais minerais perdidos por meio do suor”, por isso é ótima para manter você hidratado. “Isotônicos também têm sais minerais e devem ser usados em corridas acima de 60 minutos”, explica.

3. Mude o horário
Se está difícil trabalhar no horário comercial, imagine correr? Considerando o horário de verão, o ideal é voltar para casa até umas 9hs. Vai ter que acordar cedo, malandro. Ou ir depois das 18hs, quando o sol já estiver mais baixo. Não vai estar fresquinho, mas qualquer coisa abaixo de 36o C tá valendo, não?

4. Corra na esteira
Se não conseguir mudar seu horário de treino ou sentir muito calor mesmo com o sol mais baixo, vá para a esteira. “Um ambiente com temperatura controlada e protegido do sol ajuda bastante”, diz Serena. E com água ao alcance da mão, sempre.

5. Pegue mais leve no treino
Não adianta se forçar para cumprir a planilha ou correr aquele percurso no tempo em que você está acostumado e chegar em casa destruído. Se estiver desconfortável, respeite seu corpo. Corra mais devagar, diminua o percurso ou faça mais pausas para caminhar.

6. Saque o clima
Com o tempo quente e seco, você acaba suando mais e isso é bom para manter a temperatura corporal sob controle. Mas por isso é fundamental beber bastante líquido. “É ainda pior correr quando está quente e seco, pois o corpo não sua tanto”, explica Serena.

7. Proteja-se do sol
Passe protetor solar resistente à água, com a pele queimada o calor vai ficar ainda pior… Use roupas leves e claras- as larguinhas costumam ser mais frescas. Vale boné, viseira, chapéu mexicano, o que for. Não, correr de correr de moletom não emagrece, só faz você perder agua.

8. Coma alimentos leves
Não que dê vontade de comer nada muito mais cozido que uma salada, mas é importante ingerir alimentos nutritivos e leves para ter energia para correr. “Antes do treino faça um lanche rico em carboidratos, como uma fruta ou uma torrada com geleia” diz a nutricionista.

9. Procure percursos mais inteligentes
Se o lugar em que você costuma treinar faz muito calor, vá atrás de ruas ou parques com mais sombra e pouca subida,  de preferência com água por perto.

10. Faça Cross Training
Se estiver difícil de correr, vale andar de bike, fazer transport, natação, deep running, caminhada… Qualquer atividade física aeróbica já ajuda a manter o condicionamento.

11. Não corra
Essa dica está por último por uma questão de dramaticidade do texto, cof cof, mas deveria ser a primeira. Se não estiver disposto ou não se sentir bem, não vá. Sintomas do calor como moleza no corpo, dor de cabeça, boca seca, tontura e enjoo são motivo suficiente para deixar a corrida para outro momento. Tem mil outras coisas mais refrescantes para fazer por aí.

/ 219 Posts

Julia Zanolli

Julia Zanolli começou a correr em nome do bom jornalismo quando foi trabalhar na revista Runner’s World sem entender nada do assunto. A obrigação virou curtição, mesmo depois de sair da revista. Se livrou do carro para poder andar a pé pela cidade, mas é fã assumida de esteira. Prefere falar de comida do que de nutrição e acha que ter tempo é muito melhor do que matá-lo.

Um Comentários

  1. Avatar
    @JoseAdolfo

    Se tiver com prova marcada sugiro treinar no horário dela, mesmo estando quente. É muito ruim treinar bem nas noites frescas e se decepcionar em uma manhã quente de competição.
    http://www.acru.com.br

    Responder

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.