Embora o JQC já tenha listado dezenas de boas razões para correr, tem dias em que tudo que a gente precisa é uma boa desculpa para não treinar. Frio e preguiça não estão entre elas, malandro. Confira cinco bons motivos para não correr e ficar em paz com a planilha e a consciência.
“Dormi muito pouco”
Apesar da regra geral das oito horas por noite, cada um tem um limite. O sono vai de “foi difícil acordar”, a “vou tomar café até o estômago arder”. Para mim, se for para dormir menos de seis horas porque tenho que acordar para correr, nem programo o despertador. Aí o exercício faz mais mal do que bem. Mas quando não estiver nesse limite, supere a vontade de ficar na cama e vá correr: provavelmente você vai se sentir muito mais revigorado pelo resto do dia.

“Estou muito doente”
Pode parecer óbvio, mas tem gente que teima em calçar o tênis mesmo quando a garganta já está pedindo antibiótico. Mas isso pode estressar ainda mais o corpo e piorar os sintomas. No entanto, se estiver só com um resfriado leve, a corrida pode até ajudar a estimular o sistema imunológico e acelerar sua recuperação. Alimente-se bem, beba bastante água e se agasalhe antes de sair para o treino.

“Estou na maior ressaca”
Se estiver com dor de cabeça, boca seca e enjoo, melhor deixar o treino para depois. Esses são sinais de que você está desidratado e a corrida pode fazer com que você se sinta ainda pior. Aquela história de correr para “botar o álcool pra fora” é furada. Coma alimentos leves e beba bastante líquido ao longo do dia (não, mais uma latinha de cerveja para “curar a ressaca” não conta).

“Fiz outro treino forte há menos de 24 horas”
Depois de longões e treinos de velocidade mais puxados, o ideal é deixar o corpo descansar por pelo menos um dia. Isso permite que as fibras musculares se recuperem do esforço do treino e ajuda a consolidar os ganhos daquela corrida. Se correu forte hoje a noite e quer treinar amanhã cedo, faça um trote leve ou cross training (bike, natação, transport…)

“Não estou com a menor vontade”
Aqui no JQC esse motivo é soberano. Não está a fim, não vá. Não confundir com preguicinha- se ceder sempre que ela aparecer você não levanta da cama mais. E lembre-se: a gente raramente se arrepende de ir correr, mas quase sempre se arrepende de não ter ido.

Leia mais: 5 motivos para desistir (só que não)
Exelente texto!
Sintetizou tudo, parabens!