CORRER LOGO CEDO OU DEIXAR O CASCALHO PARA depois do expediente? Qual é a sua?
A minha, antecipando-me às milhares de respostas que tenho certeza que irei receber por e-mail, carta, caixa postal e telégrafo, é a seguinte: depende.
É sempre muito penoso levantar para correr, mas reconheço que a disposição que o troço dá para o resto do dia é, como diria o Gesu Bambino – Gesu, onde andas, brow? –, “animal”.
Além disso, para quem ganha o cascalho com vistas a participar de provas, é sempre bom se adequar aos horários das ditas cujas, e eu nunca vi uma mara ou uma meia à noite.
Há dois outros fatores objetivos a se levar em conta: as médias de temperatura pela manhã são mais baixas, o que torna a corrida mais confortável.
Além disso, na maioria das cidades brasileiras os picos de congestionamento são maiores à noite, tornando o ar um pouco mais irrespirável entre 17h30/19h, se isso é possível.
Sérgio Xavier Filho, colosso do jornalismo esportivo, uma dezena e meia de maras nas costas e um punhado de livros escritos sobre elas, fecha forte com a manhã:
“Tudo diferente [entre a manhã e a noite]. Pela manhã o rendimento é outro. Muito melhor. Como exatamente antes o que eu preciso. Estou com uma disposição gigante. Se o treino fica para a noite, o rendimento cai de cara uns 20%.”
GESU BAMBINO, MINHA HISTÓRIA
A NOITE MUITO ESCURA DA NIGHT RUN
AS CORRIDAS COM CERVEJA DO KIMURA
COMO FAZER O CORPO ACORDAR
O GUIA SUMARÍSSIMO DO AQUECIMENTO
Assim, se você acaba de se convencer que é melhor correr logo cedo, há certas estratégias para fazer o corpo se preparar para a pancadaria, como diria o juiz voador Iberê Dias, e elas passam por um aquecimento um pouco menos suave do que aquela caminhadinha-padrão.
A Runner’s gringa, a esse respeito, sugere ao corredor:
– Aquecer-se caminhando por 5 minutos.
– Após essa caminhada, trotar por até 10 minutos;
– Como método alternativo, intercalar corrida por 1 ou 2 minutos com caminhada forte por 1 minuto até atingir o ritmo ideal de corrida.
A lança é que os americanos provavelmente desconhecem o que é acordar com 24 graus Celsius oito meses ao ano, então module aí a receita à gosto.
*******************
Mas e quando o negócio é correr para logo em seguida derrubar umas ampolas, como fazem os meninos e meninas do Clube de Corrida das Cervejas Artesanais, do treinador de corrida Rodrigo Kimura?
A maior parte de suas corridas + libações acontecem nas manhãs de sábado, mas quarta passada a fita rolou à noite.
“Não faz diferença. Se o treino é logo cedo, mal ele acabou já tem gente bebendo cerveja. Antes das 10 da manhã mesmo”, disse o Kimura há pouco a este pasquim, por telefone.
Kimura, que diz gostar de treinar sob calor forte, acha que a preferência quase universal do corredor amador pela manhã tem a ver com o lado social, com o costume e com o tempo livre do corredor, supostamente mais escasso à noite.
O Kimura já me convidou para correr aos sábados pela manhã com ele, mas a ideia de começar a beber antes das dez me parece bastante perigosa.
Vai que eu agarro amor.