No último domingo, enquanto milhares de corredores largavam na maratona de Londres, o astronauta inglês Tim Peake também dava início à sua prova. Em uma esteira adaptada, ele correu os 42 K na Estação Espacial Internacional e quebrou o recorde da maratona nas alturas, com 3h35min21 segundos.
.@astro_timpeake starts his #londonmarathon all the way from space!https://t.co/29UKkcAoeU
— BBC Get Inspired (@bbcgetinspired) 24 de abril de 2016
Ele já estava sonhando com a façanha há algum tempo.
Segundo informações da Agência Espacial Europeia, que acompanhou Peake aqui da Terra, sua nave percorreu o equivalente a duas voltas no planeta durante essas três horas e meia de corrida.
A façanha foi transmitida em tempo real pelas redes sociais, com direito a tweets mostrando suas as passagens a cada “quilômetro”.
.@astro_timpeake‘s #LondonMarathon 15 k split time 26 minutes 11 seconds for last 5 km. Total running time 1:16:36 pic.twitter.com/y0NEhyGuQS
— ESA Operations (@esaoperations) 24 de abril de 2016
Peake contou com o apoio do treinador Patrick Jaekel, que acompanhou seu treinamento ao longo dos dois últimos anos.
Embora ele tenha corrido com o equivalente a 70% do seu peso na Terra por conta da diferença de gravidade, completar uma maratona no espaço exige muito preparo. Peake está no espaço há quatro meses e mantém uma rotina diária de exercícios para evitar o enfraquecimento de seu coração, ossos e músculos.
Uma espécie de colete ligado à base da esteira prende o atleta e distribui o peso do corpo entre ombros e quadris. A mecânica de corrida e o fortalecimento muscular são totalmente diferentes de um treinamento convencional para maratona.
Veja mais detalhes no vídeo abaixo:
Coincidência (ou não), nosso bravo Paulo Vieira completou a Maratona de São Paulo no mesmo domingo em 3h34min09. Ou seja: no espaço, nosso querido jornalista que corre seria um recordista #ChupaNasa.