Astronauta quebra recorde da maratona no espaço

Julia Zanolli

Tag: , , , ,

No último domingo, enquanto milhares de corredores largavam na maratona de Londres, o astronauta inglês Tim Peake também dava início à sua prova. Em uma esteira adaptada, ele correu os 42 K na Estação Espacial Internacional e quebrou o recorde da maratona nas alturas, com 3h35min21 segundos.

Ele já estava sonhando com a façanha há algum tempo.

Segundo informações da Agência Espacial Europeia, que acompanhou Peake aqui da Terra, sua nave percorreu o equivalente a duas voltas no planeta durante essas três horas e meia de corrida.

A façanha foi transmitida em tempo real pelas redes sociais, com direito a tweets mostrando suas as passagens a cada “quilômetro”.

Peake contou com o apoio do treinador Patrick Jaekel, que acompanhou seu treinamento ao longo dos dois últimos anos.

Embora ele tenha corrido com o equivalente a 70% do seu peso na Terra por conta da diferença de gravidade, completar uma maratona no espaço exige muito preparo. Peake está no espaço há quatro meses e mantém uma rotina diária de exercícios para evitar o enfraquecimento de seu coração, ossos e músculos.

Uma espécie de colete ligado à base da esteira prende o atleta e distribui o peso do corpo entre ombros e quadris. A mecânica de corrida e o fortalecimento muscular são totalmente diferentes de um treinamento convencional para maratona.

Veja mais detalhes no vídeo abaixo:

Coincidência (ou não), nosso bravo Paulo Vieira completou a Maratona de São Paulo no mesmo domingo em 3h34min09. Ou seja: no espaço, nosso querido jornalista que corre seria um recordista #ChupaNasa.

/ 219 Posts

Julia Zanolli

Julia Zanolli começou a correr em nome do bom jornalismo quando foi trabalhar na revista Runner’s World sem entender nada do assunto. A obrigação virou curtição, mesmo depois de sair da revista. Se livrou do carro para poder andar a pé pela cidade, mas é fã assumida de esteira. Prefere falar de comida do que de nutrição e acha que ter tempo é muito melhor do que matá-lo.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.