Renato Neves é oftalmologista, dono da Eyecare, uma máquina de reverter miopias e cataratas pelo Brasil. Foi ele, muito antes de ter sua clínica-ostentação na avenida Brasil, em São Paulo, que me apresentou o famigerado aciclovir oftálmico.
Felizmente, as corridas estão cumprindo bastante bem o papel de antiviral nos últimos dez, quinze anos, e o velho parceiro microscópico tem ficado latentinho, latentinho.
DOUTORES DA ENDORFINA
Renato e eu seguimos carreiras paralelas e, ao menos no tocante ao esporte, parecidas. Enquanto ele se cobriu de louros em sua profissão e abraçou sem mais aquela o crossfit, eu dei com os burros n’água com o jornalismo e entrei com as quatro no cascalho.
UM BIÓLOGO DA CORRIDA DE AVENTURA
Renato levou tanto o crossfit a sério que decidiu organizar o Brazilian Games for Vision, evento que ocorre em São Paulo a partir de hoje.
PIZZAIOLOS DA CORRIDA
Há seminários sobre a modalidade hoje e amanhã no Hotel Jaraguá, no Centro, e a coisa pega no BGFV pra valer sábado e domingo, com as competições esportivas no estádio Ícaro de Melo Castro, ao lado do Ginásio do Ibirapuera.
Ele conta um pouco da sua história.
************************
Após a chegada da minha segunda filha, bati nos 100kg. Tinha muito pouca disposição, dores no corpo e cansaço excessivo. Resolvi mudar a atividade física: um pouco de caminhada e alongamento. A musculação sempre me deixava machucado, e os torcicolos tinham campo aberto com meu dia-a-dia de cirurgião.
EXERCÍCIOS FUNCIONAIS PARA FAZER EM CASA
Ouvi falar do crossfit há quatro anos e o adotei com o “coach” Tiago Lopes. De início, não conseguia fazer nenhum movimento completo. Hoje chego a ficar duas horas seguidas treinando, às vezes cinco dias por semana.
A evolução foi grande, perda de 18kg de gordura, ganho de 5kg de músculo. Hoje levanto pesos de 70kg acima da cabeça, faço parada de mão com flexão e outros movimentos que nunca imaginei. Ganhei disposição e postura inéditos.
COM SUA DIETA ZONA SUL, JORNALISTA PERDEU 55 KG
Acostumado a organizar congressos de oftalmologia, conheci o vereador Eduardo Tuma, também praticante de crossfit, que cuidou da logística do evento. As marcas internacionais de suplementos de crossfit Progenex e Rocktape ajudaram, por sua vez, a trazer cinco atletas campeões dos Estados Unidos para seminários para professores e praticantes do Brasil.
Na competição, no fim de semana, 42 times mistos foram classificados após inscrição de mil adeptos do crossfit. Espero ver todos lá.