Andou reclamando do calor ultimamente? Dados do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas indicam que a temperatura no Brasil pode aumentar de 3 a 6ºC ainda neste século.
Pois é, a chapa está esquentando. E nesses tempos de sauna seca é ainda mais importante se hidratar bem durante a corrida.
Confira sete dicas da nutricionista esportiva americana Katherine Tallmadge, autora do livro Diet Simple: 195 Mental Tricks, Substitutions, Habits & Inspirations (Dieta Simples: 195 truques, trocas hábitos e inspirações, em tradução livre).
- A orientação geral é ingerir cerca de dois litros de água por dia, mas isso varia muito de pessoa para pessoa. Se esse número te dá um certo desespero, lembre-se que sucos, chás, frutas e até café podem ajudar a fechar essa conta.
- Beba água suficiente para prevenir a sede (quando ela chegar, pode ser um sinal de que você já está desidratado).
- Avalie se está ingerindo líquido suficiente monitorando a cor da sua urina. Xixi clarinho é sinal de boa hidratação. Saiba mais aqui.
- Para corridas de até 60 minutos não é necessário ingerir isotônicos ou bebidas esportivas, água é suficiente. Veja truques para carregar sua hidratação aqui e aqui.
- Não adianta beber um monte de água só durante o treino e depois desencanar… essa estratégia só vai trazer desconforto na hora da corrida. Beba bastante líquidos regularmente, capriche na hidratação no dia anterior e nas horas que antecedem o exercício.
- Evite ingerir muito álcool na véspera do treino ou correr de ressaca. A birita é a única bebida que desidrata.
- Depois da corrida você precisa de proteína para recompor os músculos, carboidratos para recuperar as energias, eletrólitos para compensar a perda de suor e líquidos para se hidratar. Um copo de leite desnatado com achocolatado é a medida perfeita para o pós-treino.