Quem detém a informação detém o poder. Informação é dinheiro, é negócio. No jornalismo brasileiro mainstream do terceiro milênio, sentenças tão chãs talvez mereçam ganhar um adendo: a qualidade da informação é de somenos, importa nada.
Importa mesmo é saber utilizá-la contra meu oponente.
Mas isso realmente não vem ao caso agora. É que eu meditava sobre o cadastro que tive de preencher para fazer jus a uma inscrição para a corrida deste domingo, a etapa São Paulo da Golden Four, o circuito de meia-maratona da marca Asics pelo Brasil.
(Inscrição que me foi franqueada pela própria Asics, digo a bem do sistema de acesso à informação pública subsetor “jabás”).
Em tradução livre, uma das perguntas feitas aos corredores da Quatro Dourado é esta: “Que tênis tu pretende usar domingo, brother?”
Fico pensando se a Asics investe uma bala na organização dessas corridas – e também das feiras que as antecedem, sempre com atrações bacanas – apenas para ter acesso a essa informação.
Estou louco para saber, até talvez mais do que a fabricante, qual é o percentual de Asics nos pés dos corredores. Claro que o Leandro Moraes, diretor de marketing da japonesa, não abriu o dado.
Mas ele falou outras coisas ao JQC.
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A QUATRO DOURADO
– Perto de 18 mil inscritos para as quatro praças (Fortaleza, Rio, São Paulo e Brasília) em 2015.
– Ideia surgiu há cinco anos, quando a empresa observou “que não havia no mercado uma prova que proporcionasse infraestrutura de excelência para o atleta”. Leandro dá os exemplos: “hidratação farta, suplementação em gel, percursos planos, largada às 7h.”
– Asics global tem traquejo no negócio. Patrocina mais de 60 maratonas, Tóquio e Nova York incluídas.
FOCO SEM TANTO FOCO
– À pergunta qual o tipo prioritário de corredor para a Asics no Brasil, Leandro respondeu: “Acreditamos que os corredores são diferentes e que cada tipo de treino necessita de um calçado específico”. Há produtos com “foco em longas distâncias, velocidade, trilha e corrida natural.”
CORREDOR BRASILEIRO
– É chegado num frufru. “Uma curiosidade do corredor brasileiro é seu lado fashion. Procura aliar performance e estilo. Nossos produtos têm design mais colorido e estampas exclusivas para o Brasil.”