Correr diminui o risco de depressão em quase 20%

Julia Zanolli

Tag: , ,

A corrida é uma excelente aliada no combate à depressão: enche o cérebro de endorfinas e pode ser um importante complemento para o tratamento da doença.

Mas pode ser também uma ótima forma de prevenção. É o que afima uma pesquisa inglesa publicada no Journal of the American Medical Association em outubro. O estudo, que acompanhou 11000 pessoas dos 23 aos 50 anos mostrou que o exercício reduz em até 19% o risco da doença.

“Além de liberar substâncias ligadas ao prazer, atividades como a corrida tendem a aumentar a auto-estima e fazer com que a pessoa se sinta mais confiante”, afirma o psicólogo Rodrigo Scialfa Falcão, especialista em psicologia do esporte pelo Instituto Sedes Sapientiae e clínico pela USP. 

Captura de Tela 2014-11-03 às 19.37.44
Os resultados do estudo mostraram que quanto mais ativo o indivíduo, menores são as chances de depressão. Os benefícios foram observados nos participantes que treinaram até três vezes por semana – cada sessão extra reduziu o risco de depressão em mais 6%.

A pesquisa apontou ainda que jovens que já sofrem com sintomas depressivos podem ter mais resistências à prática de atividade física. “Nesses casos é importante que o psiquiatra e o profissional de educação física trabalhem em conjunto trocando informações”, diz Falcão. 

Vale lembrar que esses benefícios foram observados na população em geral e não apenas em pessoas que já têm tendência a sofrer depressão. 

 

/ 219 Posts

Julia Zanolli

Julia Zanolli começou a correr em nome do bom jornalismo quando foi trabalhar na revista Runner’s World sem entender nada do assunto. A obrigação virou curtição, mesmo depois de sair da revista. Se livrou do carro para poder andar a pé pela cidade, mas é fã assumida de esteira. Prefere falar de comida do que de nutrição e acha que ter tempo é muito melhor do que matá-lo.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.