No melhor do espírito “a corrida é para todo mundo”, a gente já mostrou aqui que os fumantes também amam (e correm). Desnecessário dizer que o cigarro faz mal, que é muito difícil evoluir na corrida com ele etc etc.
Para quem precisa de uma ajuda para largar o vício (ou convencer um amigo fumante a parar), conversamos com o mestre em fisiologia do exercício e treinamento esportivo. Cadu Polazzo, da BREsportes. Ele explica como a corrida pode ser uma aliada nesse processo e porque ela é ótima para combater o cigarro.
Jornalistas que Correm– Quem fuma pode começar a correr? Quais são os cuidados nesse caso?
Cadu Polazzo– A pessoa que fuma pode iniciar um programa de treinamento de corrida, mas como o cigarro é um fator de risco é preciso consultar um cardiologista para fazer o teste ergométrico e ter liberação médica para treinar.
O ideal é iniciar com pouco treino e intensidade bem baixa. Quem tem pouco condicionamento deve iniciar com caminhadas e depois partir para corridas leves. Não é só o coração que está “fraco”: os músculos, tendões e ligamentos também podem sofrer microlesões quando se inicia o treino forte demais.
JQC – Algumas pessoas acham que correr pode ajudar a “compensar” os danos trazidos pelo cigarro. Isso funciona?
CP– Haverá melhora do condicionamento físico como um todo, mas em uma proporção menor do que em uma pessoa que não fuma. Correr ajuda a evitar a obesidade e todas as doenças associadas. Com ela, também é possível haver diminuição do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL), quando o exercício for associado a uma dieta saudável. A corrida também diminui o risco de desenvolver diabetes do tipo 2.
O treinamento de corrida trará adaptações cardiovasculares e melhora de condicionamento físico, mas o risco de desenvolver câncer por causa da fumaça e o envelhecimento precoce continuam.
JQC – De que forma a corrida pode ajudar aqueles que querem parar de fumar? Quais são os impactos no corpo?
CP– Além das melhoras cardiovasculares [que melhoram o fôlego e a disposição, por exemplo] outro benefício pode ser a diminuição da vontade de fumar por causa do envolvimento com o exercício. A corrida pode diminuir a fissura pela nicotina.
JQC – Quanto tempo demora para que o fumante veja esses benefícios?
CP – Na mesma velocidade que uma pessoa que não seja fumante. Difícil precisar pois isso depende da pessoa, mas os benefícios podem aparecer em pouco mais de um mês- 6 a 15 semanas de treinos ininterruptos.
JQC – Além das questões mais físicas, quais outros aspectos da corrida podem ajudam aqueles que querem largar o vício?
CP – Com certeza o convívio com fumantes dificulta o processo. Por isso o círculo de amigos da corrida, que costuma ter um comportamento mais saudável, pode ajudar a vencer o cigarro. De qualquer forma, a vontade de parar vem da própria pessoa e o exercício pode ser um aliado nessa luta.