LOGO MAIS, NO FIM DA TARDE DESTA QUINTA, Carlos Dias, o Carlão, o “superhumano” segundo o canal History Channel, inicia outra jornada que irá fazê-lo uma vez mais cruzar o Brasil inteiro por estradas de rodagem.
Carlão palmilhou 9 mil K de Brasil em 2007 e ano passado novamente rodou o Brazilzão, dessa vez num formato um pouco diferente, correndo 24 horas direto em diversas capitais e deslocando-se entre elas de avião.
O HOMEM QUE NÃO PARA NUNCA MAIS DE CORRER
A RECEITA MENTAL DO ULTRAMARATONISTA
NA MARA DO RIO, OU QUASE ISSO, COM CARLÃO
Ele deixa no fim da tarde o ABC, onde mora, para chegar aos confins da lagoa dos Patos. Na fronteira com o Uruguai começa no domingo, dia 15, seu novo desafio, o Dois Extremos.
Desta vez o parça sai do ponto extremo sul do país, o Arroio Chuí, e percorre toda a costa – com algumas entradas pelo planalto, como em São Paulo –, para terminar a parada lá por novembro em Roraima, no novo ponto extremo norte do Brasil: o monte Caburaí.
So long, Oiapoque.
Os grandes números de Carlão são estes: 10 mil quilômetros de percurso, 200 dias de desafio, 50K por dia de cascalho, uma mara mais um trotinho de 8K diários.
O único atalho do percurso é entre Belém e Manaus, porque para transpor essa distância só no peito, como Che Guevara, ou de maneira mais sensata, de barco.
O que leva alguém a se jogar num desafio como esse? Talvez nem Carlão conheça sua razão mais profunda.
Há, claro, a vontade de ajudar o GRAACC, entidade para a qual direciona 10% da receita que angaria de quem compra “quilômetros” de corrida ao lado dele – esse é seu principal modelo de negócios.
E há também a necessidade orgânica de manter a atividade principal que ele escolheu para desempenhar na vida, essa de ser ultramaratonista de desafios dignos de reality shows que não passam na TV.
Se você mora nas capitais e quer correr ao lado dele, o calendário do Carlão está mais ou menos assim: em 22 de abril ele está em Porto Alegre; no dia 28 de abril, em Florianópolis; em 5 de maio, Curitiba; em 28 de maio, chega ao Rio.
Carlão revê os confrades de Sampa em 12 de maio.
A meu pedido, Carlão gravou o vídeo que vai embebedido abaixo, sobre a jornada que inicia neste domingo.
E antes tarde do que nunca, o site do parça, para você comprar quilômetros de cascalho com ele, é o carlosdiasultra.com.br