Se você soubesse o quanto é difícil queimar as calorias daquele bolo de chocolate com cobertura de chocolate ou algo ainda mais calórico pensaria duas vezes antes de comer. Será mesmo?
Shirley Cramer, diretora da Royal Society for Public Health, do Reino Unido, aposta que sim. Ela propõe que todos os alimentos industrializados no país tenham um ícone mostrando quanto tempo de exercício é necessário para queimar as calorias daquele produto.
Ela defende que essa relação mais direta entre calorias e atividade física ajuda a diminuir a obesidade, que já atinge dois em cada três súditos da rainha. Veja mais detalhes sobre a proposta de Cramer aqui.
APRENDA A CALCULAR QUANTAS CALORIAS VOCÊ GASTA POR DIA
Naturalmente, é muito diferente consumir 300 calorias de chocolate ou de frango grelhado com legumes, mas o objetivo é que os consumidores façam escolhas alimentares mais saudáveis e se conscientizem da necessidade de manter um estilo de vida ativo.
As contas seriam feitas usando o gasto calórico médio de cada atividade física, embora essa conta varie de acordo com o metabolismo de cada indivíduo. No caso da corrida, estima-se que um indivíduo de 70 kg gaste cerca de 50 calorias a cada 5 minutos de corrida (8km/h)*. Aqui vão algumas comparações, só para sentir o drama.
- 1 bombom Sonho de Valsa – 11 minutos
- 1 lata de cerveja – 15 minutos
- 100 gramas de amendoim – 56 minutos
- 1 pacote de macarrão instantâneo sabor galinha caipira – 22 minutos
- 1 pacote de salgadinho Doritos sabor queijo nacho – 30 minutos
*Cálculos feitos usando dados do FatSecret