A sensação de relaxamento, bem-estar e autoconfiança te lembra alguma coisa? Não estamos falando só daquelas ~épocas loucas da faculdade~.
Uma pesquisa publicada neste mês no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences sugere que a sensação provocada pela corrida é mais parecida com o efeito da maconha do que se imaginava.
Até então acreditava-se que eram endorfinas liberadas durante o exercício as responsáveis pela alegria pós-treino.
Mas o estudo aponta que o barato da corrida pode ser causado por endocanabinoides, uma espécie de “versão natural” da cannabis (substância ativa da maconha) produzida pelo próprio organismo.
Assim como na erva, os endocanabinoides estão ligados a uma série de processos fisiológicos, como apetite, dor, humor e memória. Já falamos sobre a relação entre maconha e corrida em detalhes aqui.
No estudo, pesquisadores do Central Institute of Mental Health of the University of Heidelberg colocaram ratos para correr em rodas de laboratório e perceberam que eles ficavam menos ansiosos e toleravam melhor a dor depois do exercício.
Então eles usaram drogas para bloquear o sistema endocanabinoide dos animais e avaliaram que eles estavam tão ansiosos e sensíveis à dor quanto antes de correr.
“Isso mostra pela primeira vez que os receptores de canabinoides estão relacionados à sensação de bem-estar causada pela corrida”, escreveram os pesquisadores.