Matematicamente falando, perder peso é muito fácil: basta consumir menos calorias do que você gasta. Mas além das variáveis gula e preguiça, que costumam dificultar bastante a equação, às vezes é difícil saber ao certo quantas calorias por dia você deve consumir.
A melhor pessoa para ajudar você a descobrir isso é uma nutricionista, que em parceria com um educador físico pode montar um plano personalizado de dieta e exercícios. Mas existem algumas referências que podem ajudar você a fechar essa conta.
Conversamos com Alécio Sales Peixoto, professor de educação física da academia Bio Ritmo, que indica quantas calorias você gasta na corrida e uma fórmula aproximada para calcular seu metabolismo basal, ou seja, quantas calorias você gasta diariamente para manter seu corpo.
Jornalistas que Correm: Quais fatores devem ser levados em conta na hora de calcular o gasto calórico na corrida?
Alécio Sales Peixoto: Sexo, idade, ritmo (intensidade), tipo de terreno (esteira, asfalto, terra, areia), peso corporal, frequência cardíaca e nível de metabolismo.
JQC: Em média, qual é o gasto calórico da corrida?
ASP: No geral uma corrida de 30 minutos em uma velocidade aproximada de 10 km/h gera um gasto calórico de aproximadamente 250 a 300 calorias.
JQC: Os cálculos de frequencímetros e aparelhos de GPS são precisos?
ASP: Normalmente esses equipamentos consideram dados pessoais como sexo, idade e frequência cardíaca. Por isso o valor é bem próximo do correto.
JQC: E como calcular o gasto calórico diário?
ASP: Uma boa referência é a fórmula de Haris Benedict, usada para obter o gasto calórico basal diário. As unidades são quilos, centímetros e anos.
Homens
66 + (13,7 x Peso) + (5,0 x Altura) – (6,8 x Idade)
Mulheres
665 + (9,6 x Peso) + (1,8 x Altura) – (4,7 x Idade)
Sempre fui esportistas mas nunca tinha pego gosto pela corrida, até que conheci o Alécio Sales Peixoto na Bio, que me incentivou a correr.Ótimo profissional e gosta de corrida .