5 dicas para manter a forma no fim do ano

Julia Zanolli

Tag: , , ,

Seguir a dieta na rotina do dia a dia já é difícil, mas manter a linha com a esbórnia das férias requer ainda mais jogo de cintura. Motivos não faltam: as frituras e chopes no happy hour e festinhas de confraternização, a tradicional orgia natalina, caipirinhas e petiscos na praia, o festival de carboidratos no café da manhã do hotel…

Uma opção é abraçar a tentação e lidar com o prejuízo em 2015. Somos os primeiros a dizer que ninguém tem que correr (ou fazer dieta) se não estiver a fim. Mas aqui vão algumas dicas para quem quer começar o ano sem dever nada para a balança.

papai noel
Ah, o espetinho de camarão…

1. Cuidado com as calorias das bebidas

Muita gente se preocupa com o que come, mas esquece ou subestima as bebidas. Confira os valores calóricos de alguns drinks:

Captura de Tela 2014-12-22 às 19.33.44 2. Vá com calma

Em tempos de fartura, escolha dois entre acompanhamentos como arroz, creme de milho, cuscuz, maionese, batata, farofa… Se quiser provar de tudo provavelmente vai comer mais do que precisa. Lembre-se de que no dia seguinte você ainda vai comer o “soborô” e poderá experimentar o resto. Esse truque vale tanto para a ceia de natal e ano novo quanto para o café da manhã do hotel, que costuma ser repleto de opções de carboidratos. Coma o pão e o bolo em um dia, o croissant e o pão de queijo no outro e assim por diante.

3. Não fique muito tempo sem comer nem pule refeições

Nas férias é normal beliscar alguma coisa na praia e depois fazer um “almojanta” mais tarde, mas cuidado para não ficar faminto e atacar tudo que vier pela frente na hora de comer. Faça pequenos lanchinhos saudáveis ao longo do dia, como iogurte, frutas e grãos integrais.

4. Faça escolhas espertas

Carnes: Peixe, peru e chester são boas opções. Evite as carnes mais gordurosas e com pele.

Sobremesas: Tente comer as frutas primeiro. Se a fissura não passar, escolha um dos doces e pegue uma porção pequena.

Petiscos: Cuidado com castanhas, queijos, patês e salgadinhos. Prefira alimentos que não são fritos e tente ter uma opção mais light mão, como palitinhos de cenoura ou pepino, por exemplo.

5. Não desencane dos treinos 

Diminuir o ritmo faz parte e é fundamental dar um período de descanso para o corpo depois de um ano intenso de treinamento. Mas isso não significa ficar parado. Aproveite para explorar outros esportes, como natação ou bike, jogar frescobol, caminhar na orla ou fazer trilhas.

/ 219 Posts

Julia Zanolli

Julia Zanolli começou a correr em nome do bom jornalismo quando foi trabalhar na revista Runner’s World sem entender nada do assunto. A obrigação virou curtição, mesmo depois de sair da revista. Se livrou do carro para poder andar a pé pela cidade, mas é fã assumida de esteira. Prefere falar de comida do que de nutrição e acha que ter tempo é muito melhor do que matá-lo.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.