Vinho só faz bem para quem pratica exercícios

Julia Zanolli

Tag: , , ,

Acabou aquela velha desculpa de que beber vinho faz bem para o coração. Menos para os corredores e demais praticantes de atividade física. A pesquisa In Vino Veritas, conduzida pelo cardiologista tcheco Milos Taborsky mostrou que a bebida só traz benefícios quando associada ao exercício físico. 

O estudo acompanhou 146 pessoas durante um ano para medir os impactos do consumo de vinho na saúde. Os participantes beberam vinho até cinco vezes por semana – 300 a 400 ml no caso dos homens e 200 a 300ml para as mulheres. Cada taça tem cerca de 150ml. 

O resultado mostrou que apenas os participantes que fizeram exercícios ao menos duas vezes por semana obtiveram benefícios: menores índices de LDL (o colesterol ruim) e aumento no HDL (o colesterol bom).  A pesquisa indicou ainda que tanto o vinho tinto quanto o branco trazem benefícios para os praticantes de exercício.    

Corredores e vinho, um caso de amor
Corredores e vinho, um caso de amor

Já os sedentários não apresentaram melhoras nos níveis de colesterol, triglicérides nem glicemia. “Vale lembrar  que a maioria dos corredores tende a seguir uma dieta mais saudável e o próprio exercício por si só já traz inúmeros benefícios“, diz a nutricionista esportiva e funcional Livia Hasegawa. 

Ela alerta também que beber vinho não é receita médica para fortalecer o coração. “Claro que não é proibido para pessoas saudáveis, mas indicamos outras ações como atividade física e alimentação equilibrada para o controle destes parâmetros cardiovasculares”.  Quem já está com isso em dia pode beber uma tacinha sem peso no coração. 




/ 219 Posts

Julia Zanolli

Julia Zanolli começou a correr em nome do bom jornalismo quando foi trabalhar na revista Runner’s World sem entender nada do assunto. A obrigação virou curtição, mesmo depois de sair da revista. Se livrou do carro para poder andar a pé pela cidade, mas é fã assumida de esteira. Prefere falar de comida do que de nutrição e acha que ter tempo é muito melhor do que matá-lo.

Um Comentários

  1. Avatar
    Rodrigo

    Legal, mas onde está esse artigo, entrei no site do Dr. Milos Taborsky e não encontrei para ver a veracidade da matéria

    Responder

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.