Mad Men é café com leite

Paulo Vieira

Tag: , , , , , , , , , ,

Ricardo Lombardi, o alfarrabista, nosso convidado de ontem no JQC, disse que não teve dificuldade para largar o cigarro, que o acompanhava havia anos. Ele falou que a leitura de O Imperador de todos os males – Uma Biografia do câncer, livro do médico e professor na Universidade de Columbia Siddhartha Mukherjee, prêmio Pulitzer de 2011, foi decisiva para isso.

Li o livro, uma biografia magistral – e pode colocar nesse adjetivo o sentido de Santo Agostinho -, aos pulos, um tanto desatentamente, quase que de maneira indigna (lembro de começar a folheá-lo no Ponto Chic, com bauru e chope, mas sem corrida prévia no Minhocão).

Por isso, só fui topar com o capítulo “Como um ladrão na noite” agora, ao preparar este post. Ele fala do boom da publicidade americana de cigarro no pós-guerra e também das estratégias da indústria do tabaco para anestesiar os estudos que começavam a vincular o cigarro ao câncer no pulmão nos anos 1950.

Não vou muito longe, afinal hoje é sexta, dia de bacalhau na Casa Portuguesa com o Peixoto, mas veja abaixo os anúncios dessa época. No caso do Camel, Siddhartha não diz no livro se era preciso receita médica para comprá-lo. camels O famoso Homem de Marlboro, lançado em 1955, fez a marca “disparar incríveis

5 000% em oito meses”, escreve o autor. marlboro   E que tal esta belezinha de associação entre cigarro e ternura? cigarrobebe

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.