Você é o que sente quando come

JQC

Tag: , , , , , , , , , , , , , , , ,

alimentos coloridosEu poderia escrever sobre alimentos que nutrem sem engordar, que fortalecem sem pesar na balança, que deixam a pele, as unhas ou cabelo mais bonitos, mas decidi ir contra a corrente do projeto verão para o corpo e falar sobre o projeto verão para a alma. Até porque, sou adepta das comidas que “fazem carinho por dentro” e acho, como o título diz, que nós somos também o que sentimos quando comemos. Tire a culpa do caminho, que eu quero passar, com alimentos nutritivos e que vão te deixar mais feliz, relaxada(o) e iluminada(o) para 2014.

Tripofano, guarde esse nome. Ele é um dos aminoácidos que forma a serotonina, neurotransmissor que, entre outras coisas, controla o humor, o sono e o apetite. Quanto mais você o consome, mais seu corpo produz serotonina, aumentando a sensação de bem estar. Felizmente, ele está presente em diversos alimentos, como ovos, feijão, leite e carne.

chocolate traz felicidade, literalmenteCarboidratos são amigos. Eu sei que muitas dietas da moda pregam o contrário, mas seu corpo sente quando você os corta de sua dieta. Como você bem sabe, os carboidratos aumentam os níveis de insulina no sangue, o que pode ser muito bom ou ruim, mas eles também ajudam a separar o tripofano dos outros aminoácidos, acelerando a sua absorção.  E adivinha qual alimento tem boas doses de tripofano e carboidrato? Chocolate! Porém, quanto mais cacau melhor, já que os meio amargos são também antioxidantes, ou seja, protegem o nosso corpo da ação de radicais livres, aumentando a nossa imunidade.

Outra substância que faz toda a diferença para o seu bem estar: selênio. É ele que te ajuda a ter mais energia para, por exemplo, correr mais em 2014 (#ficadica), e está presente em vários alimentos, como a aveia, nozes, amêndoas, castanhas… As oleaginosas também são ricas em cobre e magnésio, que ajudam a diminuir o estresse e a melhorar a memória.

No dia em que você estiver muito irritada(o), vale a pena almoçar ou jantar em um japa, por exemplo, já que os peixes e frutos do mar são ricos em ômega-3, que ajuda a combater a irritação, acelerando a produção de neurotransmissores. Mas se estiver precisando de um “temperinho” no dia, escolha pratos mais apimentados, já que a ardência provocada pela capsaicina da pimenta estimula a produção de endorfina, um analgésico e estimulante natural. Pimenta no prato dos outros é euforia na certa! ; )

/ 72 Posts

JQC

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.