Razões para correr no inverno

JQC

Tag: , , , , ,

Hoje, depois de uma semana de tempo fechado e temperaturas congelantes, o sol decidiu brilhar em São Paulo, mas antes de abrir a janela pra ele entrar, fiquei rolando na cama e pensando em razões para correr em temperaturas abaixo dos 15 graus. Sim, era uma forma de me auto-motivar mas também de ajudar você, querido(a) leitor(a), a encarar a rua ou a esteira da academia em todas as estações do ano. Seguem os motivos que consegui listar:

1 – CORRER É A ÚNICA FORMA DE DOMAR A FOME E O SONO
“Comer dá sono e dormir dá fome”, se você já pensou ou vivenciou isso, sabe do que eu estou falando. O inverno desperta uma draga e um bicho preguiça que vivem em cada um de nós e se revezam no domínio sobre o nosso corpo. A corrida te ajuda a retomar o controle, porque aumenta os níveis de serotonina, que é responsável justamente por regular o apetite e o sono. Além disso, durante o treino você queima muitas calorias – eu queimo em média 400 -, e após o exercício seu corpo libera uma boa dose de endorfina, que te faz relaxar, sem precisar dormir.

2 – CORRER É A ÚNICA FORMA DE DEIXAR OS PÉS QUENTES
Sim, isso é uma vantagem para muita gente, minha mãe por exemplo, que dorme com duas meias e mesmo assim não consegue descongelar seus dedinhos, “que suam, mas não esquentam”. Falando sério, a corrida ajuda a aumentar o fluxo de sangue pelo corpo, sem necessariamente sobrecarregar o coração, já que os músculos se fortalecem e a a cavidade por onde sai o sangue aumenta, assim o coração consegue bombear mais com menos batidas. Além disso, a corrida estimula a vasodilatação, o que diminui a resistência para a circulação do sangue.

3 – CORRER TE AJUDA A SUPERAR A FALTA DE SOL
Eu já escrevi no meu blog de viagem sobre a dificuldade que tenho para encarar dias cinzas, porém, a corrida é uma grande aliada, não só porque libera serotonina e endorfina, mas também um hormônio chamado cortisol (sooool!), que alivia a ansiedade e o estresse. Para os mais “animados”, após 30 minutos de corrida a testoterona também aumenta no corpo e, dica, fica nessa crescente por até mais uma hora. Nas mulheres há um aumento dos hormônios relacionados ao desejo também. Não há frio que resista a esse “fogo que vem de dentro” XD

4 – CORRER TE AJUDA A NÃO FICAR DOENTE
Há controvérsias, eu sei, principalmente no que diz respeito ao sistema imunológico, que pode sofrer bastante com treinos muito intensos e demorar para se recuperar, porém, no geral, correr faz um bem danado para a saúde. A corrida aumenta a capacidade de respiração e a quantidade de oxigênio absorvido, além de melhorar a função dos rins, que, por conta do aumento da circulação, filtram melhor o sangue, reduzindo a quantidade de substâncias tóxicas no corpo.

http-::www.flickr.com:photos:denever_new

Quais são as suas razões para correr no inverno?

/ 72 Posts

JQC

2 Comentários

  1. Avatar
    Beatriz M.T. Zacarelli Parreiras

    1 – Correr para recarregar as baterias e liberar endorfina.
    2 – Melhorar o bom humor
    3 – Melhorar a circulação
    4 – Ficar mais bonita e saudável

    Responder

  2. Avatar
    Giselle

    Muito bom artigo!Realmente os benefícios pra quem corre são visíveis, falta mesmo é a coragem de fazer isso com esse frio que faz lá fora..

    Responder

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.