APRESENTAR UM TELEJORNAL de 60 minutos em que não é exibida reportagem alguma exige certo jogo de cintura. Sergio Aguiar, o âncora do Em Pauta, da GloboNews, está longe de ser a figura mais carismática a aportar no horário nobre da TV fechada, mas vem sabendo ser bom mestre de cerimônias para os comentadores Jorge Pontual, Guga Chacra, Eliane Catanhede, Thais Herédia e outros.
Instado pelas corredoras contumazes do programa, as já sabatinadas pelo JQC Elisabete Pacheco e Mara Luquet, ele também aderiu ao cascalho. Neste domingo, aos 46 anos, encara a meia do Rio, sua estreia nos 21K. Ao longo de sua preparação, feita mormente na esteira, ele deu hints de sua evolução. A um mês do dia MM, avisou pelo Twitter e Instagram que correu 15K em pace 5 e meio.
BETE PACHECO E SUA VOLTA AO CASCALHO
O GRANDE INVESTIMENTO DE MARA LUQUET
A MARATONA DO RIO, KM A KM
Nesta entrevista ao JQC, ele revela que “jornalismo é vício” e que sempre fez alguma atividade física. “Joguei vôlei na adolescência, depois pratiquei musculação.”
Jornalistas que Correm – Por que começou a correr? O desafio mencionado pelas colegas de bancada foi estímulo suficiente ou correr já era um velho objetivo?
Sergio Aguiar – Resolvi correr justamente por causa do desafio no Em Pauta. Até então, as únicas atividades aeróbicas que fazia eram transport e vôlei de praia, aos fins de semana.
JQC – Você já fez 15K a 5:20, o que é garantia que as coisas vão dar certo. Qual é sua meta de tempo para a meia? E o que fará depois? Maratona ainda este ano?
SA – Quando aceitei o desafio, procurei um ortopedista, tive que fazer fisioterapia por três meses, fiz análise da pisada e estou com orientação de uma nutricionista, além de entrar para uma equipe de corrida. Meu preparador disse que cerca de 80% dos amadores concluem a meia entre 2h e 2h30. Estabeleci como meta qualquer marca menor do que duas horas. O que vier é lucro. Não tenho planos de correr uma maratona, mas não digo que não farei no futuro. Penso em me aperfeiçoar numa nova atividade aeróbica, mas não divulgarei, por enquanto (risos).
JQC – Pergunta que fiz a Mara: dá para dizer que viciou? Que não consegue mais viver sem? O dia sem corrida é diferente?
SA – Para ser sincero, não sou fanático por corrida. Mas, sem duvida, é muito estimulante ver a melhora do condicionamento físico ao correr distâncias cada vez maiores e num tempo menor. Correr ao ar livre é mais prazeroso e devo incorporar ao meu treino, uma vez por semana.
JQC – A corrida representa o quê exatamente na sua vida? Transcende a questão do preparo físico?
SA – Tenho um perfil longilíneo e tendência de emagrecer. Por isto, sempre evitei fazer um exercício aeróbico muito forte.
JQC – Tendo chegado à corrida depois das colegas do programa, e manifestando-se a respeito dela no Em Pauta, é de se supor que você tenha se preparado inclusive intelectualmente para essas manifestações. Confere? O que leu e o que recomenda sobre o assunto?
SA – Eu optei por não ficar muito paranoico, ouvi conselhos de amigos corredores e me cerquei de profissionais competentes. Me preocupei em seguir rigorosamente o que eles recomendavam. Treinei inclusive nas viagens de férias e em feriados. Mas gostaria de recomendar o estimulante documentário produzido pela GloboNews, Vida Corrida (disponível aqui). São personagens que tiveram mudanças em suas vidas ao descobrir a identificação com o esporte. A edição do documentário foi feita também por uma jornalista que corre, a Angélica Brum.
JQC – Questão recorrente aqui no JQC: o treinamento de corrida visando uma prova pode – ou deve – prescindir do prazer? É prazeroso para você fazer treino intervalado? Longão? Como extrai prazer da corrida?
SA – Como a corrida foi parte de um desafio, o prazer maior vai ser concluir a prova num bom tempo. Odeio os treinos intervalados (risos). Sou muito alto e, por isto, mais lento. Saio dos treinos exausto.
JQC – Quais são seus lugares preferidos de treino e corrida no Rio? Cite três, por fineza.
SA – Corro atrás do meu condomínio, na ciclovia da praia da Barra, e no calçadão na zona sul. Mas adorei treinar em Miami.
JQC – Quais são suas metas de curto e médio prazo como jornalista? Vê-se exercendo essa tão combalida profissão daqui a dez anos? Onde? Como imagina o jornalismo daqui a dez anos? Quero
SA – Quero ajudar a consolidar o desempenho do Em Pauta. O jornal foi criado há mais de cinco anos num horário de pouca audiência no canal, e, hoje, já somos o terceiro produto mais visto da GloboNews. A profissão não é fácil. Agora em 2016, completo 25 anos de profissão e 20 de GloboNews. Você tem que abrir mão de muitos eventos e viagens com parentes e amigos em épocas festivas. Daqui a dez anos, estarei com 56 e não me vejo fazendo outra coisa. O jornalismo pode ser cansativo, mas é um vício.
O Sérgio Aguiar está longe de ser a figura mais carismática a aportar no horário nobre da TV fechada? Será que o jornalista já viu o número de seguidores que o apresentador tem nas redes sociais? Por obrigação profissional ele deveria ser mais bem informado…
Aonde se encontra o nosso apresentador do globo News em pauta? Sinto falta dele. Acho a Beth muito bem mas Sérgio faz falta.
Maria de Lourdes Benzone
Onde está Sérgio Aguiar, em pauta não é o mesmo sem ele
CONCORDO COM A CLAUDIA. O SERGIO É ÓTIMO E CONDUZ MTO BEM O PROGRAMA. QDO ELE SAI DE FÉRIAS, SEM DESMERECER OS SUBSTITUTOS, ELE FAZ MTA FALTA.
COMO O ENTREVISTADOR FALA QUE ELE NÃO TEM CARISMA?
ALIÁS, O “EM PAUTA” PARA MIM É O MELHOR JORNAL DA TV.
É ESPONTÂNEO, LEVE E DIVERTIDO TALVEZ POR NÃO TER AQUELA FORMALIDADE DOS OUTROS E AINDA PQ, NÃO DÁ SÓ A NOTÍCIA, FALA SOBRE CULTURA, ECONOMIA h E POLÍTICA E COMENTA AS NOTÍCIAS.
EU GOSTO MUITO!
sou radialista e gostaria de saber quando o Sérgio volta para em pauta ,esta fazendo falta
Ao que tudo indica, Osvaldo, para o Em Pauta não mais.
Quero você de volta ao Globo News!
A Beth é ótima, mas a Globo News não é a mesma sem você!
Estou cansada de assistir o programa com a Pacheco. Volta e meia o Sergio tira ferias.Vai perdendo a sequencia. A Pacheco e muito vida saudavel para meu gosto e fala muito de cinema e livros.Porque tantas semanas de ferias?
Sérgio Aguiar é um ótimo jornalista e é tudo na apresentação da Globo News em Pauta . Só tenho achado horrível o cabelo dele ultimamente . Ele é bonito elegante , esse cabelo de índio ficou feio , pintou de preto . Deve deixar crescer normalmente , esse tipo de cabelo é pra moleque , você é um homem elegante !
Sérgio é um ótimo apresentador. É um homem educado, competente, gentil com os colegas. Assito direto a Globo News, gosto muito do programa “em pauta”.