Algumas pessoas transpiram mais do que outras. Mas o que determina a quantidade de suor que cada um de nós produz diariamente?
Pesquisadores da Universidade de Ottawa (Canadá) e de Sydney (Austrália) analisaram 28 voluntários com diferentes tipos físicos e pediram que eles pedalassem séries de 60 minutos em diferentes intensidades enquanto seus níveis de suor e temperatura corporal eram avaliados.
Até então, acreditava-se que a transpiração estaria relacionada ao percentual de gordura – daí o senso comum de que pessoas gordas suam mais.
Mas o estudo mostrou que o percentual de gordura corporal explica só 1,3% das variações na quantidade de suor produzida pelos participantes. Os gordinhos podem até transpirar mais, mas não por causa da gordura em si.
Já o condicionamento físico (medido pelos níveis de VO2 máx.) por si só também não teve impacto significativo, sendo responsável por apenas 4% das variações.
Assim, a pesquisa concluiu que diversos fatores influenciam na quantidade de suor produzida. Mas de forma geral, quanto maior a massa corporal e quanto maiores o esforço e a quantidade de calor gerados pelo indivíduo, mais suor ele produz.