A brincadeira começou com um vídeo gravado em Londres que mostra um jovem disputando corrida com o metrô. É quase uma prova com obstáculos, em que é preciso percorrer 380 metros entre uma estação e outra, atravessar duas catracas e subir 75 degraus em apenas 1 minuto e 20 segundos, tempo que o metrô leva para chegar até a parada seguinte.
O desafio se passa entre as estações Mansion House e Cannon Street. O corredor desembarca com uma GoPro na cabeça e vai em um sprint alucinante para tentar chegar até a próxima estação.
Depois de virar um hit na internet e ser visto mais de 5 milhões de vezes, o vídeo Race the Tube inspirou versões em outras cidades, como Paris, Lyon, Hong Kong, Estocolmo, Barcelona, Budapeste, Bruxelas, Milão e Nápoles. Há até versões ampliadas do desafio, em que o objetivo é alcançar o trem cinco paradas depois.
Aqui no Brasil a distância entre as estações costuma ser maior, mas se alguém animar a fazer um Race the Tube compartilha com a gente, por gentileza? Sugestões de traçados de metrô mais amigáveis também são muito bem-vindas.
Confira o vídeo original e algumas das tentativas ao redor do mundo de vencer a corrida contra o metrô.