TODOS OS ANOS, NA SEMANA da maratona de Nova York, jornalistas das várias redações internacionais da Runner’s World, a revista de corrida americana que vende direitos de uso da marca a editores pelo mundo, encontram-se para escolher os melhores tênis do ano.
A companheira Julia Zanolli, que andou por este pasquim (VOLTA, JÚLIA!), conhece bem o metiê. Era ela que editava os memoráveis guias de tênis da Runner’s brasileira nos tempos da Editora Arvorezinha e já esteve num desses conciliábulos.
Como este pasquim afirma, reafirma e confirma, o melhor tênis simplesmente não existe, ainda que os fabricantes, na lógica capitalista do jogo, digam sempre que, tipo, agora sim, com 21,7 a mais por cento de foam ou o revestimento da ocasião, a propulsão e o retorno de energia foram otimizados, fazendo que a decolagem seja digna de um Dragster.
Fora o ganho de leveza, conforto, resistência, tração, confiabilidade, refrigeração, durabilidade yadayada.
Me engana que eu gosto.

Dito isso, aproveito para, já que você não abriu mesmo a página da Runner’s gringa, relacionar os tênis mais-mais de 2017 segundo os caras, que nos Estados Unidos custam cerca de 120 dólares, mas aqui devem chegar valendo pelo menos um salário mínimo.
Na relação abaixo, apresento muito sucintamente as características principais das versões masculinas dos cinco escolhidos pelos tais jornalistas especializados. Se quiser obter mais detalhes, mergulha no site runningshoesguru.com (em inglês, lógico). Saravá.
BROOKS GHOST 10
Drop: 12 mm; altura do calcanhar: 3cm; peso: 295g
HOKA SPEEDGOAT 2
Próprio para a trilha, tem solado Vibram (a marca minimalista por excelência). Drop: 4mm; altura do calcanhar: 3,2cm; peso: 277g
REEBOK FLOATRIDE RUN
Drop: 8mm; peso: 232g
ADIDAS SUPERNOVA
Sucessor do Glide 8, tem drop de 10mm; altura do calcanhar: 3,2cm; peso: 326g
ASICS GT-2000 5
Drop: 10mm; altura do calcanhar: 2,2cm; peso: 312g
Comentários rápidos: não houve repetições de fabricantes entre os cinco e a altura do calcanhar em todos os selecionados é de se pensar. O tacón menos lejano dos campeões, o da Asics, é de 2,2cm.
Caso você queira saber que tênis eu ando usando desde 2015, queospa, 2015!, entra aqui.