PODE SER QUE VOCÊ AINDA NÃO TENHA sido apresentado ao kombucha. Mas vai. Então façamos logo as apresentações. Leitores deste pasquim, kombucha. Kombucha, leitores deste pasquim.
Quem me falou da bebida foi o Tiago, o faz-tudo do melhor vegetariano da Pauliceia, o Maha Mantra. Trata-se de um refresco resultante da fermentação do chá preto (ou verde) servido em garrafa de cerveja artesanal. Aberta a garrafa, ele se comporta como um champanhe – tenha logo um ou dois copos por perto.
O kombucha é uma fonte de probióticos e antioxidantes. Uma garrafa como essa que tenho defronte a mim, de 300ml, pode conter 2 bilhões de probióticos, essas bactérias saudáveis fundamentais para o funcionamento do nosso intestino.
A fermentação natural do chá e de uma pequena parcela de açúcar geram leveduras, mais açúcares e uma pequena quantidade de álcool. Arautos da bebida acreditam que ela aumenta a energia, melhora o sistema imunológico e, claro, ajuda na digestão.
Num fórum do produto na internet, usuários brasileiros também destacam que o kombucha promove sensação de saciedade, facilitando o emagrecimento.
A presença de 2g de açúcar a cada 300ml, a julgar verdadeira a informação contida no rótulo da minha garrafa, está num patamar seguro, muito distante dos 25g diários recomendados pela Organização Mundial de Saúde e dos 36g de uma lata de refrigerante.
RENATO AUGUSTO, TOME SIM REFRIGERANTE
QUANTOS CAFÉS VALE A PENA TOMAR POR DIA
GLUTÉN, A RESTAURAÇÃO
CESINHA CANDIDO, O NOVO MARATONISTA
PARE DE USAR PLANILHA
COMO INVENTAR UM MISSIVISTA
Popular entre praticantes de ioga, vi uma referência ao kombucha na Men’s Health americana – cheguei, falar nisso, a trabalhar na versão brasileira da “MH” sob o saudoso comando de Mika “Salo” Icassatti, o rei do botequim, e seu imediato, o Novo Maratonista Cesinha Candido, mas isto não vem ao caso.
Bem, como dizia, na “MH” americana um missivista de Sausalito, Califórnia, com toda a cara de ter sido inventado pela redação, perguntava: “Todos estão tomando kombucha. O bagulho faz bem mesmo como dizem?”
Na resposta, uma professora de nutrição humana da universidade do Maine – adoro essas fontes científicas obscuras da Men’s Health – dizia que não. “Os efeitos probióticos da bebida não foram bem documentados”, era basicamente a argumentação.
Há outras fontes de probióticos, como se sabe, em iogurtes. Na resposta publicada pelos redatores da revista é citada, entre outros, o Activia, da Danone.
Gostei do kombucha……