QUAL A DOSAGEM SEGURA DE CAFÉ POR DIA? Segundo o onipresente médico, maratonista e escritor Drauzio Varella, cujo site é coisa finíssima, cinco xícaras – com viés de alta – é boa quantidade. Em artigo de 2013, ele cita estudo publicado no New England Journal of Medicine com amplitude de “inquérito populacional” envolvendo cerca de 400 mil pessoas.
Houve ganhos para quem tomava café.
DOUTOR DRAUZIO É NÓIS
A RESTAURAÇÃO DO GLÚTEN
RENATO AUGUSTO, TOME MESMO REFRIGERANTE
MAIS POSTS DA NUTRI LIVIA HASEGAWA
Gosto de café e tomo-o sem mais aquela. Mas não consigo recrutar qualquer efeito estimulante da cafeína. Não só durmo fácil depois de dois ou três expressos seguidos como não acredito que a cafeína me dê qualquer estímulo para a corrida.
Mas quem fala do café hoje é a nutricionista titular deste pasquim, Livia Hasegawa.
*********************
É MUITO COMUM PENSARMOS NA CAFEÍNA como um nutriente capaz de aumentar rendimento e concentração. Ela está presente no café, chás, chocolate e também refrigerantes.
E em suplementos – os mais consumidos do mundo.
A cafeína ajuda a poupar o glicogênio muscular nos exercícios de endurance. Isso se dá por meio de alterações na concentração de ácidos graxos livres no sangue, fazendo com que o organismo utilize este nutriente como fonte de energia.
A cafeína também atua no sistema nervoso central, melhorando foco e atenção.
No tecido de gordura, a cafeína age aumentando o processo de lipólise (“quebra”) da gordura que será liberada no sangue. Nos músculos, ela pode agir facilitando a contração muscular.
Mas é preciso tomar cuidado. Doses elevadas aumentam a frequência cardíaca e a pressão arterial, além de piorar quadros de ansiedade, insônia, náuseas e dores no estômago.
A dosagem recomendada de cafeína é em torno de 3mg por kg de peso por dia.
É sempre importante verificar com o profissional que te acompanha a dose ideal para obter benefícios da cafeína.
Ótimos treinos!
Livia Hasegawa – Nutricionista esportiva e funcional formada pela USP
Instagram: @liviahasegawa | Facebook: Nutrição Esportiva e Clínica Funcional
(11) 2626-1449, nutricaoesportivaeclinica.com