Sobre a felicidade

Paulo Vieira

Tag: , , , , , , , , , ,

“O ACASO VAI NOS PROTEGER/ enquanto eu andar distraído”, diz o refrão da música Epitáfio, dos Titãs, que, até onde se sabe, não foi composta para o guitarrista Marcelo Fromer, morto pouco antes do lançamento do álbum que a contém.

Fromer corria por ruas movimentadas de São Paulo, à noite, quando foi atropelado por um motoqueiro. Não era uma situação de risco zero.

Assim mesmo, tendemos a reputar ao acaso, ao lance de dados, na frase do poeta francês, os acidentes violentos, bobos ou súbitos de que somos vítimas. O acaso também pode nos levar, ou assim acreditamos, a situações em que, por alguma razão, nos colocamos diante de uma encruzilhada que pode ter consequências importantes.

Era o que falava o companheiro de cascalho Charlie Turdera, sábado passado, numa corrida matutina. Ele me contou que caminhava por uma trilha pelo Litoral Norte de São Paulo e teve de tomar uma decisão dramática caso quisesse voltar dali: pular do alto de uma pedra de 15 metros direto no poço de uma cachoeira.

O MOTOQUEIRO QUE ATROPELOU FROMER NÃO QUIS DAR ENTREVISTA

A MORTE NA NIGHT RUN

DEVEMOS FALAR SOBRE A MORTE NA CORRIDA?

BEBA DORIVAL CAYMMI

COM VOCÊS, INVESTIGADOR

PARA NÃO FAZER A FOTO DO SEU VIZINHO

O tema mudou de fase ontem, da latência para a ululância, quando fiquei, quando ficamos sabendo do teto de um estúdio que desabou vitimando um grande amigo fotógrafo e seu assistente que ali trabalhavam.

Um estúdio em que aquele homem cordialíssimo já esteve dezenas de outras vezes.

Você faz a legenda/Foto: PH Pampolin
Você faz a legenda/Foto: PH Pampolin

Por conta disso, decidi reunir esta coleção de aforismos sobre felicidade – que talvez seja mesmo o que importa buscar enquanto a contagem regressiva corre.

A fonte não vem do Webster ou da Oxford, mas acho que é bastante confiável (pelo menos não tem nenhum da Clarice Lispector).

Nenhuma medicina cura o que a felicidade não cura

Gabriel García Márquez

Felicidade e sanidade é uma combinação impossível

Mark Twain

Toda felicidade depende de coragem e trabalho

Honoré de Balzac

Devemos fazer o leitor responder para si mesmo: quem é a pessoa mais feliz, aquele que sai na tempestade ou aquele que fica abrigado dela na costa?

Hunter S. Thompson

De vez em quando é bom parar a busca pela felicidade e apenas ser feliz

Apollinaire

Para ganhar conhecimento, adicione coisas todo dia. Para ganhar sabedoria, remova coisas todo dia

Lao-Tsé

A alegria é a prova dos nove

Oswald de Andrade (apud Investigador)

E o suprassumo, Dorival Caymmi, duas retiradas a esmo de seu cancioneiro

Maria Amélia, eu passei toda a noite/ Sonhando/Maria Amélia, eu passei toda a noite/ Pensando/ Lindas palavras/ que eu preparei pra lhe dizer/ Mas me esqueci, mas me esqueci

Eu vou convidar Anália/ Eu vou!/ Se Anália não quiser ir/Eu vou só!/Eu vou só!/Eu vou só!/Eu vou só sem Anália/Mas eu vou

E um disquinho do tempo do Onça que tem tudo a ver com o que foi dito aqui na humilde opinião do editor deste pasquim

 

 

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Um Comentários

  1. Avatar
    Rachel

    Muito bom! Também acho que a felicidade acontece quando estamos distraídos. O resto é labuta! Bj

    Responder

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.