Corredores ajudam cães de abrigo a encontrarem um lar

Julia Zanolli

Tag: , , , , , , , ,

A parceria entre cachorros e corredores é duplamente positiva: você tem companhia para treinar e eles garantem o passeio do dia. Mas graças à união entre um clube de corrida e um grupo de resgate de animais em Austin, no Texas, atletas estão ajudando cães do abrigo local a encontrar um lar definitivo.

TESTE: É MELHOR CORRER SOZINHO OU ACOMPANHADO?

O projeto, batizado de RuffTail Runners, estimula os voluntários a levarem para os treinos animais que aguardam adoção. Os corredores usam camisetas divulgando o abrigo e muitas vezes os cães usam roupinhas com a frase “me adote” durante os passeios.

Os voluntários passam por um treinamento para aprender as manhas de correr com um parceiro de quatro patas. Só depois disso eles podem “retirar” um cão e seguir com ele para o treino. Somente os cães em boas condições de saúde participam do projeto.

CONFIRA DICAS PARA CORRER COM O SEU CACHORRO

Embora o abrigo só funcione das 11h30 às 19h, membros do projeto estão fazendo plantão no local à partir das 8h para garantir que os peludos possam acompanhar os corredores. Caminhantes e amantes dos animais em geral também são bem-vindos. Segundo os organizadores, muitas vezes os voluntários acabam se apegando tanto que decidem adotar o cachorro.

Meia hora pode parecer pouco para você, mas é mais tempo do que a maioria dos cães em abrigos têm fora das gaiolas o dia todo. Os criadores do RuffTail Runners afirmam o exercício e a atenção extra melhoram o comportamento dos animais, aumentando assim suas chances de adoção. A iniciativa também tem impacto positivo na motivação dos corredores, que se comprometem mais com os treinos por conta do olhar irresistível dos peludos.

Em São Paulo já existe um projeto como o RuffTail Runners. É a Cãominhada, que reúne voluntários para passear com os animais Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A iniciativa foi criada em maio de 2009 e garante um domingo de diversão aos animais que aguardam adoção. Para se inscrever no projeto basta ser maior de idade e seguir as instruções no site. Manaus também tem um projeto parecido, saiba mais informações aqui.

caominhada-caes-adocao_1
Impossível resistir <3

Curtiu a ideia? Procure a ONG de adoção mais próxima e proponha uma parceria semelhante. Mas não se esqueça: animal não é brinquedo. Cães de abrigo muitas vezes foram vítimas de maus tratos merecem ser tratados com amor e responsabilidade.

/ 219 Posts

Julia Zanolli

Julia Zanolli começou a correr em nome do bom jornalismo quando foi trabalhar na revista Runner’s World sem entender nada do assunto. A obrigação virou curtição, mesmo depois de sair da revista. Se livrou do carro para poder andar a pé pela cidade, mas é fã assumida de esteira. Prefere falar de comida do que de nutrição e acha que ter tempo é muito melhor do que matá-lo.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.