Fortalecer as pernas faz bem para o cérebro, afirma estudo

Julia Zanolli

Tag: , , , , ,

Um estudo publicado no King’s College London avaliou 150 pares de gêmeas durante 10 anos e mostrou que pernas fortes estão associadas a cérebros mais saudáveis.

As conclusões, publicadas no periódico Gerontology, indicam que o fortalecimento muscular dos membros inferiores têm impacto positivo no envelhecimento cognitivo.

A pesquisa analisou 300 mulheres com idades entre 43 e 73 anos
A pesquisa analisou 300 mulheres com idades entre 43 e 73 anos

Como gêmeos têm estruturas genéticas idênticas, foi possível monitorar o cérebro das irmãs e identificar que as participantes com pernas mais fortes sofreram menos mudanças cerebrais relacionadas à idade ao longo da pesquisa.

A boa notícia é que não é necessário ficar trancado na academia para conquistar esses benefícios. “Mudanças simples no estilo de vida, como caminhar ou ficar mais tempo de pé, já ajudam a preservar a saúde mental e física”, afirmou a médica Claire Steves, autora do estudo, em entrevista ao site do King’s College.

Não é preciso ser Usain Bolt para envelhecer bem

As pernas têm grandes cadeias musculares, por isso são um ótimo indicador do nível de condicionamento físico. Os corredores, portanto, já estão em larga vantagem quando o assunto é envelhecimento e qualidade de vida.

/ 219 Posts

Julia Zanolli

Julia Zanolli começou a correr em nome do bom jornalismo quando foi trabalhar na revista Runner’s World sem entender nada do assunto. A obrigação virou curtição, mesmo depois de sair da revista. Se livrou do carro para poder andar a pé pela cidade, mas é fã assumida de esteira. Prefere falar de comida do que de nutrição e acha que ter tempo é muito melhor do que matá-lo.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.