Um corredor relaxado e sem dor é um corredor feliz. Embora a massagem seja considerada um luxo desnecessário na agenda de muitos atletas, ela pode ser uma ótima aliada para prevenir e tratar problemas relacionados à atividade física.
Em tempos de ~crise~ vale procurar pacotes mais em conta ou promoções em sites de compras coletivas. Para saber qual é a técnica mais indicada para cada caso, conversamos com Bruna Caetano, fisioterapeuta e massagista do Fit Body Pilates Spa.
1- Massagem Desportiva
É recomendada para quem pratica exercícios físicos com frequência e pode ser realizada até duas vezes por semana. “É indicada antes ou depois da atividade para prevenir lesões musculares e reduzir a tensão no pós-treino”, afirma Bruna.
Como é feita?
A manipulação é vigorosa e usa movimentos rápidos para recuperar os músculos e aumentar a circulação sanguínea na musculatura.
2- Massagem Terapêutica
Usa técnicas manuais para estimular o relaxamento e a regulação do sistema neuromuscular. “É bastante utilizada como tratamento na medicina alternativa e pode ajudar tanto em dores musculares como em problemas nas articulações, ligamentos e tendões”, explica a fisioterapeuta.
Como é feita?
Com o auxílio de creme, o massagista aplica pressão com os dedos em pontos específicos do corpo para tirar os nódulos de tensão. Também desliza as mãos nas costas e pernas para proporcionar o relaxamento.
3- Reflexologia
A técnica parte do princípio de que há pontos nos pés e nas mãos que correspondem a determinadas partes do corpo. Pressioná-las, portanto, seria uma forma de estimular esses órgãos ou regiões. A massagem é indicada para aliviar tensões, ativar a circulação e aumentar a vitalidade. Saiba mais e veja como fazer em casa aqui.
Como é feita?
A técnica faz pressão em pontos determinados dos pés ou mãos para tratar problemas específicos e ainda promover uma sensação de relaxamento.
4 – Shiatsu
Tem como base a medicina tradicional oriental e visa promover o bem-estar por meio de pontos vitais do corpo. “A técnica é feita com as mãos e dedos e ajuda a reequilibrar as energias”, diz Bruna.
Como é feita?
O terapeuta aplica a pressão com os polegares, dedos e palmas das mãos em áreas específicas do corpo, definidas durante a consulta com o paciente para conhecer sua história clínica e pontos de dor.
5- Massagem relaxante
“A técnica é mais suave e utiliza movimentos leves deslizantes no corpo com o auxílio de óleos para relaxar. Pode ser feita para aliviar o estresse e reduzir a tensão muscular”, explica a massagista.
Como é feita?
A massagem relaxante é aplicada com óleos ou cremes associados à aromaterapia, promovendo bem-estar, sensação de conforto e tranquilidade.
Sou corredora amadora e sou terapeuta Holística e trabalho com reflexologia podal. Mesmo antes de correr, já aplicava a reflexologia que mesmo sendo nos pés ela alivia todo o corpo. É umn eficaz instrumento de equilíbrio. Venha receber uma reflexologia!